Denominamos equação do 1º grau com duas variáveis, x e y, toda equação que pode ser reproduzida na forma ax + by = c, sendo a e b números diferentes de zero, simultaneamente.
Escreva duas equações distintas de 1º grau com duas incógnitas que apresentem como solução o ponto (3,4). a) Vamos supor que x=0, substituindo na equação temos 5*0-2y=9, que é equivalente a -2y=9. Então, basta isolar a variável y, assim . Logo, uma solução é o par .
As equações do primeiro grau são aplicadas em muitas situações do cotidiano, quando é necessário encontrar um valor desconhecido. Contudo, em alguns problemas dois valores numéricos são desconhecidos, sendo obrigatória a resolução de duas equações do primeiro grau simultaneamente.
Os métodos mais utilizados na resolução de sistemas de equações de duas incógnitas são o método da adição e o método da substituição. Olá, pessoal! Como vão? Estamos aqui hoje para estudar um assunto de extrema importância para a matemática.
A diferença é apenas na quantidade de incógnitas. Para compreender melhor esse assunto, confira uma lista com cinco exercícios resolvidos sobre equações do 1° grau com duas incógnitas. Exercício 1. Calcule uma solução da equação 4x + y = 20 quando: