Entrevista semi-estruturada Gil (1999, p. 120) explica que “o entrevistador permite ao entrevistado falar livremente sobre o assunto, mas, quando este se desvia do tema original, esforça-se para a sua retomada”.
Para Minayo (2009, p. 64-66) a “entrevista semiestruturada combina perguntas fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada”.
5.3 – Entrevistas semi-estruturadas
É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.” (MARCONI e LAKATOS, 1996: 84).
A entrevista semiestruturada é caracterizada por um conjunto de questões previamente estabelecidas. Mas, diferente da estruturada, também permite que o entrevistador inclua outro conjunto de questões ao decorrer da entrevista, não planejadas inicialmente.
O subtipo da entrevista semidirigida é uma espécie de guia temático, mais curto, que serve como roteiro para o encontro. Algumas questões-tópicos já são suficientemente conhecidas para serem propostas, porém o todo da entrevista não está predeterminado e nem as respostas estão preditas(1).
23 curiosidades que você vai gostar
Uma entrevista dirigida tenta obter informações detalhadas sobre uma experiência ou aspecto da vida de uma fonte. O entrevistador não conta com nenhum guia de perguntas predeterminadas, somente com tópicos a serem abordados durante a conversa.
Esse modelo utiliza alguns tópicos genéricos, como perguntas que começam com “Como”, “O que”, “Quem”, “Por que” e “Quando”. No entanto, elas devem surgir conforme o entrevistado se sentir à vontade. A conversa deve ser o mais natural possível. Na entrevista semiestruturada é fundamental respeitar o tempo do candidato.
Entrevista estruturada é um método de entrevista em que as perguntas já são pré-estabelecidas e aplicadas para todos os candidatos igualmente. O objetivo da entrevista estruturada é avaliar os entrevistados de forma criteriosa e justa.
A entrevista estruturada usa perguntas predefinidas, que são feitas a todos os candidatos. No outro extremo, em uma entrevista não estruturada, as perguntas feitas não são determinadas com antecedência, mas sim espontâneas.
Qual o avião de Ivete Sangalo?
Quando as retas são concorrentes?
Porque girassol nas Olimpíadas?
Como se tornar uma pessoa mais brincalhona?
Como fazer a migração de MEI para me?
Qual o perfil de um supervisor de segurança?
Quantos comprimidos de Cobavital devo tomar?
O que é o que é o cavalo foi fazer no orelhão?
É preciso suar para queimar calorias?
Onde fica o Minho em Portugal?
Como colocar Fundo no Meet Iphone?
Qual palavra eu posso substituir?
Quais são as características do autismo infantil?