São substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível. Os emolientes diminuem a perda transepidérmica de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea.
Os óleos vegetais e manteigas são exemplos de emolientes, o óleo de amêndoas é um excelente emoliente ideal para a recuperação de peles ásperas e cabelos secos, o óleo de castanha do Pará também é um ótimo emoliente por possuir ômegas 6 e 9 que agem na restauração da pele.
Como usar emolientes Normalmente, os cremes, shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes possuem propriedades emolientes para hidratar os fios e deixá-los mais macios e com textura mais leve. Os emolientes naturais mais indicados para esse fim são os óleos e manteigas vegetais, como jojoba, rícino e abacate.
A função mais conhecida do emoliente é amaciar e suavizar a pele. Composto por substâncias como óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios não gordurosos, possui consistência fluida, que se espalha facilmente.
Que amolece os tecidos. Substância que tem a propriedade de amolecer ou amaciar os tecidos, em especial a pele (glicerina, óleo de amêndoas doces, parafina, etc.).
EMOLIENTES
EMOLIENTES
Emoliência capilar é sinônimo de fios com um caimento mais leve e maleável. O conceito de emoliência capilar vem dos ingredientes chamados emolientes - por exemplo os óleos de flores ou as manteigas de karité ou babaçu -, de alguns produtos nutritivos, que proporcionam mais maleabilidade aos fios.
O Amolecedor de Comedões, que possui trietanolamina a 10%, é uma escolha excelente e certeira, já que pode ser usado em todos os fototipos e nas peles oleosas, secas, mistas e normais e não necessita de aquecimento. Umedeça os algodões com o produto e deixe agir sobre a pele por aproximadamente 10 minutos.
- Emolientes ou cremes hidratantes são formulações semissólidas, viscosas e monofásicas, possuindo combinações de água, óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento da pele. É o principal agente dos cremes hidratantes.
Se você sofre de desidratação, ou deseja realizar um procedimento de urgência para revitalização da hidratação da pele, os emolientes serão as melhores decisões para ajudar nessa missão. Com a finalidade de deixar a pele mais emoliente, ou seja, macia e distendida, o conselho é fazer sempre a preparação da pele antes, com esfoliação, por exemplo.
Além de hidratar e restaurar a oleosidade da pele ressecada, os emolientes também podem ser usados como demaquilante ou loção pós-sol. Alguns deles possuem ação antioxidante, que previne e ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento.
Mas, lembrem-se, é melhor não aplicar em peles oleosas, ou mistas. A maior atuação das substâncias são de propriedades exclusivas para peles secas, ou seja, com baixo teor de água em sua superfície. Ainda caminhando sobre o mundo dos óleos, outro tipo de emoliente é o óleo mineral.
Emolientes são indicados no tratamento de peles ressecadas. São considerados “hidratantes ativos”, pois “atraem” a água para a superfície da pele e previne a perda hídrica. Entre os agentes umectantes, destacam-se: glicerina, D-pantenol e ácido hialurônico, fundamental no tratamento de rugas e marcas de expressão.
O que se entende por rigidez dielétrica?
Como se tornar mais atraente nas redes sociais?
Qual é o perfil desejável para um professor de ciências segundo o PCN?
Como lidar com as birras dos 6 anos?
Como não ter medo de ir ao ginecologista?
Como acabar com os bichos da farinha?
Como me conectar a minha cigana?
Como ficar atualizado na tecnologia?
Qual o melhor Matizador para deixar o cabelo cinza?
Qual o melhor remédio para zumbido na cabeça?
Quando abre as inscrições da UFPA 2022?
O que estudar para o curso de Arquitetura?
Como ter mais amor próprio em um relacionamento?