No yorubá (língua africana trazida pelos africanos escravizados para o Brasil), significa "confusão".
Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.
Ogum
Ogum é o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Ele que criou as máquinas para a agricultura e ensinou as labores manuais. Ele ensinou aos homens a trabalhar o ferro com o fogo. De gênio impaciente e determinado, este Orixá usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus inimigos.
Obá: orixá que movimenta a roda da vida. Xapanã: orixá que controla as doenças, as epidemias e protege os enfermos. Oxumaré: orixá que domina o arco-íris, a natureza, o movimento e a continuidade. Oxum: orixá da água doce, mãe, que cuida da família e é a senhora do ouro e da beleza.
Cada um dos orixás representa uma força da natureza, alguma característica da personalidade humana ou alguma atividade. Cada um tem também suas cores, seu emblema e seu dia da semana. No Brasil, em Cuba e no Haiti, os orixás foram associados a santos da Igreja Católica, e essa identidade varia conforme o lugar.
Iemanjá (20/02 a 20/03) Ajuda quem for preciso no trabalho com uma bondade e generosidade incríveis.
Uma das características fundamentais do candomblé é o longo processo de iniciação. Inclui a lavagem de contas (o colar lavado pelo chefe do terreiro nas cores do orixá do iniciado) e o bori, que significa dar de comer à cabeça, para fortalecer a pessoa e colocá-la em contato mais estreito com o mundo sagrado.
O candomblé não pode ser igualado à umbanda. No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.
O Candomblé não é uma religião “caseira”. Um católico, depois de ser catequizado, depois de aprender princípios básicos, pode se sentir perfeitamente livre [apesar das admoestações do vaticano] para dispensar a freqüência às missas, pode rezar o Terço em casa, até acompanhando pela televisão [Rede Vida].
Assim, por sua vez, veneram suas próprias divindades. Mas, no Brasil, existem 15 deuses do Candomblé que ganharam destaque desde a chegada dos escravos. Conheça agora um pouco mais sobre eles.
Como tirar da cabeça que não está grávida?
Qual a grafia correta de abençoe?
Como alterar privilégios de Administrador no Windows 7?
Como se escreve a palavra espontaneidade?
Como fazer captação de recursos para ONG?
O que quer dizer a palavra Instagram?
Como achar todas as respostas das atividades?
Como preencher uma receita de controle especial?
Quanto é o valor do adicional noturno?
Como ter respostas através de sonhos?
O que substitui uma procuração?
Quais são os modelos de razão social?
Como conservar grão de bico cru?
Como digitar no computador por comando de voz?
Como pedir autorização para emitir Nota Fiscal Eletrônica MEI?