A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.
O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.
Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas.
No caso da eflorescência já ter aparecido, deve-se realizar a limpeza com ácido acético em paredes e fachadas e observar o nível de água e se ele é recorrente. A fim de eliminar a causa, deve-se corrigir com um dreno, no caso de piscinas.
A eflorescência é uma espécie de depósito de cristais provenientes de sais que estavam dissolvidos na água e que, após sua evaporação, formam manchas na superfície.
20 curiosidades que você vai gostar
A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
Para corrigir a eflorescência, deve-se aguardar a secagem da superfície, eliminar eventuais infiltrações, aplicar uma demão fundo preparador de paredes a base d água, como o disponível pela Suvinil, e aplicar acabamento.
A eflorescência é uma das patologias mais recorrentes no cimento, caracterizada pelo surgimento de manchas brancas – também conhecidas como depósitos cristalinos esbranquiçados – na superfície do revestimento, comprometendo a aparência.
E como realizar o tratamento de tal manifestação patológica? Quando a lixiviação está em seu estado inicial, basta realizar a remoção do carbonato de cálcio que ficou na superfície da estrutura, e realizar uma avaliação da peça para ver se não há algum comprometimento estrutural.
Sabe aquelas manchas esbranquiçadas e com aspecto escorrido nas superfícies, muito comuns e facilmente identificadas quando observamos construções? De uma maneira simplificada, as eflorescências são depósitos cristalinos de cor esbranquiçada que surgem na superfície do revestimento através de reações químicas.
E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.
Eflorescência é o acúmulo de sais solúveis existentes na argamassa de chapisco, emboço e/ou reboco que juntamente com água afloram até superfície. Normalmente, surge nas juntas de espaçamento entre peças, porém, nos casos mais graves, a eflorescência chega a perfurar a peça cerâmica.
A eflorescência acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido a infiltração nas paredes de reboco novo ou velho. Acontece a migração de sais solúveis provocando manchas esbranquiçadas na pintura.
Os sais presentes no solo e/ou nos materiais utilizados na construção civil podem afetar as alvenarias e concretos, pela sua deposição na região interior ou exterior das construções.
Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.
Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.
A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.
Cristalização de sais no interior de elementos construtivos (paredes, lajes, etc). Os cristais formados têm grande dimensão e aderem à superfície interior do elemento construtivo, vindo aumentar de volume e causando a desagregação dos materiais.
O gretamento é um problema que ocorre durante o assentamento de cerâmica de revestimento quando o esmalte se rompe devido à incompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pela variação de umidade e temperatura.
Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.
Para reduzir a porosidade de concreto, normalmente especificam concreto com uma relação água/cimento baixa ou usa-se a microsílica (sílica ativa). Quando essa substância é usada no concreto, ela pode garantir uma grande redução na permeabilidade além de aumentar a resistência mecânica do concreto.
Um vazamento na laje, por exemplo, leva a oxidação do ferro que aumenta de tamanho e empurra uma parte do concreto. É aí que ocorre o desplacamento e surgem as rachaduras na parede. Esse é um dos principais sinais para identificar uma infiltração, além de manchas de cores avermelhadas na parede e bolhas na pintura.
A saponificação é caracterizada pela aparência de “derretimento” e “esfumaçamento” da pintura na parede de alvenaria. Sua causa é resultado da reação química dos componentes alcalinos do esmalte usado na pintura. Ela ocorre quando a camada de tinta látex é destruída pela excessiva alcalinidade da superfície.
são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas. é o estágio seguinte da eflorescência.
As eflorescências são formações de depósitos salinos na superfície dos revestimentos, alvenarias, concretos e argamassas, como resultado da sua ex- posição à água resultante de infiltrações ou intempé- ries. Há casos em que seus sais constituintes podem ser agressivos e causar degradação profunda.
Como apagar mensagens do Gmail de uma vez?
Como tratar anemia em pacientes com câncer?
Para que serve a goteira esofágica?
O que acontece com Landon na terceira temporada?
Como aquecer os pés de idosos?
Quais os efeitos da coisa julgada material?
Quantos minutos há em 365 dias?
Como saber se tenho lipedema nas pernas?
Qual é a moeda usada em Cabo Verde?
Pode matizar o cabelo no mesmo dia da pintura?
Quais as principais atribuições da polícia judiciária?
Quais são os requisitos para a concessão da tutela cautelar?
Quais os fenômenos que ocorrem na troposfera?