O elevador é sustentado geralmente por 6 a 8 cabos de aço (cabos de tração), que ligam a cabina a um contrapeso feito por chapas de metal ou concreto, passando por uma polia que previne o desgaste do material. Caso um dos cabos se rompa, os demais sustentarão o peso da cabina.
O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao da cabine acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. ... Quando a cabine se move para baixo do eixo, o contrapeso sobe – e vice-versa.
Por incrível que pareça, o princípio básico é o mesmo desde que a máquina foi inventada, 150 anos atrás: o elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias, movidas por um motor que torna possível o sobe-e-desce vertical.
A maioria dos elevadores tem um botão para abrir as portas, enquanto alguns modelos mais antigos usam travas. Se acontecer de a porta não abrir, procure o interfone ou um botão de alarme. Caso o elevador esteja preso, a assistência técnica será notificada. Peça para alguém segurar a porta para você.
Por incrível que pareça, o princípio básico é o mesmo desde que a máquina foi inventada, 150 anos atrás: o elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias, movidas por um motor que torna possível o sobe-e-desce vertical.
Um motor independente, menor, aciona as portas automáticas. Elas só abrem se o elevador estiver alinhado com o andar. E só depois que elas se fecham a cabine consegue se mover. As portas mais modernas são acionadas pelo quadro de comando, mas têm sensores de movimento para evitar acidentes na entrada ou saída de passageiros
Tudo isso, entre outras funções (que variam de acordo com o modelo), é regulado por um software no quadro de comando do elevador. Como o elevador é sustentado?
Um motor elétrico é a peça responsável por realizar o sobe-e-desce da cabine. Os elevadores mais modernos do mundo possuem motores bem potentes, que conseguem fazer as cabines se movimentarem a quase 50 km/h Um elevador só consegue subir e descer porque fica ligado a um contrapeso por meio de um sistema de polias e engrenagens.
Em elevadores produzidos até a década de 50, valia a ordem de chamada. No nosso exemplo, o elevador iria até o terceiro andar, desceria até o térreo e só depois recolheria a pessoa do segundo andar, mesmo passando por ela duas vezes Nas versões atuais, o sistema faz a rota mais lógica.
Quais são as causas da precarização do trabalho?
Quanto tempo tenho para transferir um imóvel?
Qual a diferença entre óleo combustível e óleo diesel?
Qual o melhor tamanho de forno elétrico?
Quem trabalha meio período recebe seguro desemprego?
O que é que as lagartixas comem?
Qual a faixa etária da população brasileira?
O que é uma sucessão secundária?
Como fazer um Plano de ação para a educação infantil?
O que estudar para o vestibular de física?
O que fazer depois da depilação a laser?
O que fazer para acalmar bebê depois da vacina?