A Dracena arbórea é um arbusto, pertence à família Asparagaceae, nativa da África do Sul, perene, de crescimento moderado, em vaso sua altura é de até 2,0 metros, porém, no solo pode chegar à 10 m de altura. Folhas verde-claras, compridas, estreitas, com nervura bem definida. Flores brancas sem importância ornamental.
Cuidados com a Dracena arbórea
Cultivada a meia sombra ou luz filtrada, em local com muita luminosidade. Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e bem drenado. Uma boa circulação de ar para as raízes é muito importante. As regas devem ser moderadas e profundas.
A origem do nome da planta dracena vem da antiga palavra grega drakaina, isto é, “dragão feminino”. O nome é devido a uma resina vermelha, semelhante a uma seiva gosmenta, retirada das hastes da dracaena.
Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.
Sendo assim, confira os tipos mais conhecidos de dracena.Dracena tricolor.Dracena vermelha.Dracena aletriformis.Dracena angustifolia.Dracena arbórea.Dracena bicolor.Dracena cincta.Dracena concinna.
35 curiosidades que você vai gostar
Cuidados com a dracena
Para isso, basta pegar o caule, remover as folhas da parte mais baixa, e colocar em um recipiente com água limpa. Com o passar dos dias, você vai perceber o surgimento das raízes, e poderá decidir entre fazer o transplante para um vaso com terra ou manter na água mesmo.
Significado da Dracena-vermelha
Além de ser utilizada para fins ornamentais, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade trazendo paz, tranquilidade e positividade ao ambiente.
A Dracena é uma das espécies resistentes para ter dentro de casa.
Pesquisando mais a fundo, descobri que as dracenas são plantas de crescimento lento e que suas raízes tendem a contornar os obstáculos, e não derrubá-los. Antigamente elas estavam em quase todos os jardins, mas agora, aos poucos, voltam com tudo – principalmente algumas espécies.
Regas em Excesso: Outro grande vilão, que assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem.
A Flor de Dracena apresenta-se como inflorescências, que nada mais são que conjuntos de pequenas flores que assumem a forma de panículas, cachos bastante ramificados. Uma característica marcante da Flor de Dracena é seu perfume adocicado, que atrai vários agentes polinizadores, como abelhas e beija-flores.
Mas, como a maior parte das plantas tropicais, ela ama umidade”, diz Vanessa. “Por isso, vale borrifá-la duas vezes por semana, principalmente se o clima estiver muito seco. De vez em quando, uma boa ideia é passar um pano úmido nas folhas para tirar a poeira.” Dracaena é um gênero que reúne mais de 100 espécies.
Logo, antes de plantar dracena, é importante ter em mente o local que ela vai ficar e se será plantada no canteiro ou em vaso. Para decidir essa área do cultivo, leve em conta a incidência do sol. As dracenas, no geral, devem ser cultivadas em locais de meia-sombra.
Espécies mais indicadas de plantas para salaPleomele. A Pleomele (Dracaena reflexa) é um tipo de arbusto que pode atingir até dois metros de altura. ... Antúrio. O antúrio (Anthurium sp.) ... Lírio da Paz. ... Palmeira Areca. ... Palmeira Ráfis. ... Dracena. ... Singônio. ... Jade.
Como cuidar de pau d águaLuz indireta ou meia-sombra;Temperaturas entre 20 e 25ºC;Rega moderada;Limpeza das folhas com um pano úmido;Substrato drenado;Replantio a cada 2 anos.
O pau d água pode ser cultivado diretamente na terra e em canteiros. Entretanto, seu uso é mais frequente em vasos, devido a resistência da planta e a facilidade de se adaptar até em ambientes com ar-condicionado. A terra deve ser bem aerada e rica em matéria orgânica, para fazer uma boa drenagem.
No caso da planta dracena tricolor, você pode combinar com plantas que possuem uma folhagem mais cheia, como os podocarpos (Podocarpus macrophyllus). Caso queira um visual mais colorido, aposte em plantas com cores fortes para dar vida ao ambiente.
Cuidados com a Dracena Vermelha
Cultivada em solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize as folhas com água.
Podem ser vários os motivos, mas o principal pode ser excesso de água. Nunca regue a planta em demasia. As regas devem ser moderadas com a finalidade de deixar o solo sempre úmido, nunca encharcado evitando a proliferação de fungos e surgimento de outras patologias.
Podendo atingir até 10 metros de altura se for plantada ao solo, a dracena arbórea possui crescimento moderado. Caso a espécie seja cultivada em vasos, seu crescimento é limitado a 2 metros de altura.
Como trabalhar formas geométricas com crianças pequenas?
Quais fatores influenciam na flexibilidade do indivíduo?
Como calcular a porcentagem de 2%?
Como trabalhar liderança em sala de aula?
Como trabalhar para o mercado livre fazendo entregas?
O que faz um vendedor de Auto Peças?
Como se calcula 1 metro cúbico?
Como calcular o percentual de um valor?
Como fazer COTG na calculadora científica?
Como trabalhar identidade em Educação Física?
Como fazer o cadastro na Caufesp?
O que precisa para trabalhar na Cruz Vermelha?
Como trabalhar escultura em arte?