Dilatação Linear é o aumento de volume que acontece em apenas uma dimensão, no seu comprimento. É um processo exclusivo dos materiais sólidos submetidos a aquecimento térmico. Um exemplo simples de ocorrência de dilatação térmica pode ser observado nos trilhos de trem.
Dilatação térmica linear é um fenômeno em que um corpo de formato alongado sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura. A dilatação sofrida por um corpo depende de fatores como a variação de temperatura sofrida e o coeficiente de dilatação característico de cada substância.
Dilatação Térmica
A temperatura é elevada e atinge um valor T, o que causa um aumento da barra para um tamanho L. Como vimos, a dilatação linear sofrida pela barra é proporcional ao aumento de temperatura, de forma que quanto maior for esse aumento, maior será a dilatação.
Dilatação linear dos sólidos é o fenômeno físico que ocorre quando corpos de formato linear que se encontram no estado sólido, como fios, cabos, agulhas, barras, canos, sofrem uma variação de temperatura. Para calcular a magnitude da dilatação linear, utilizamos o coeficiente de dilatação linear do material.
Isto decorre do fato de, entre eles, haver juntas - pequenos espaços deixados propositalmente - sem os quais, entortariam. Como calcular a dilatação linear? O aumento da dimensão de um corpo é proporcional ao aumento da sua temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura, maior a dilatação.
Alguns valores usuais de coeficientes de dilatação linear: Uma das aplicações da dilatação linear mais utilizadas no cotidiano é para a construção de lâminas bimetálicas, que consistem em duas placas de materiais diferentes, e portanto, coeficientes de dilatação linear diferentes, soldadas.
O coeficiente de dilatação linear do aço é 1,1 x 10-5 ºC-1. Os trilhos de uma via férrea têm 12m cada um na temperatura de 0ºC. Sabendo-se que a temperatura máxima na região onde se encontra a estrada é 40ºC, o espaçamento mínimo entre dois trilhos consecutivos deve ser, aproximadamente, de:
Podemos expressar a dilatação linear de um corpo através de um gráfico de seu comprimento (L) em função da temperatura (θ), desta forma: O gráfico deve ser um segmento de reta que não passa pela origem, já que o comprimento inicial não é igual a zero. Considerando um ângulo φ como a inclinação da reta em relação ao eixo horizontal.
Como é produzido o hambúrguer?
O que é cirurgia segura na enfermagem?
O que tira caneta permanente do vidro?
Quais são os principais desastres naturais?
Quanto um arquiteto cobra só para assinar um projeto?
Qual a diferença entre crime de mera conduta é crime formal?
Qual a norma que regulamenta o emprego das cores para identificação de tubulações?
Qual a expectativa de vida do homem?
O que comer para desinflamar o pâncreas?
Quais as principais complicações de cateterização arterial periférica?
Quanto custa pra colocar insulfilm no para-brisa?
O que a coluna inflamada pode causar?
Como fazer denúncia na Polícia Federal pela internet?
Quando o juiz e incompetente CPP?