O que é cumulação indevida de execuções?

Pergunta de Samuel Valente de Carneiro em 31-05-2022
(63 votos)

1. É lícito ao credor, sendo o mesmo o devedor, cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, desde que para todas elas seja competente o juiz e idêntica a forma do processo. 2. Nos embargos, poderá o executado alegar cumulação indevida de execuções.

O que é cumulação indevida de execução?

A cumulação indevida de execuções ocorre quando não atendido ao disposto no art. 780 do CPC/2015. Imagine-se o condenado, na mesma sentença, a cumprir obrigações atinentes e distintas, como por exemplo, a obrigação de fazer e de pagar perdas e danos[12].


Quando se dá o excesso de execução?

O excesso de execução ocorre quando há extrapolação dos limites do título executivo, ou seja, quando é executado valor maior que aquele deferido em juízo ao trabalhador. O artigo 743 do CPC lista as várias hipóteses em que isso pode acontecer.

Quais são as defesas do executado no processo de execução?

Defesas do Executado e o novo CPCEmbargos à Execução. Os embargos à execução estão previstos nos arts. ... Competência e Prazo. Como os embargos são distribuídos por dependência, o juízo competente é o da execução. ... Mora Legal. ... Garantia do Juízo. ... Procedimento dos Embargos à Execução.

Qual a diferença entre inexigibilidade e inexequibilidade?

A inexequibilidade do título determina que o mesmo não pode ser executado e refere-se ao vencimento da obrigação, pois inexigível é o título que não se encontra vencido.

A EXTINÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO E DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.


15 curiosidades que você vai gostar

O que é a inexigibilidade?

A inexigibilidade de licitação se caracteriza pela impossibilidade de competição. Está determinada no art. 25 da Lei de Licitações e Contratos. Essa inviabilidade pode ser tanto pela exclusividade do objeto a ser contratado, como pela falta de empresas concorrentes.

Quando um título é inexequível?

O título pode ser inexequível por duas razões: Título apresentado não consta em lei como sendo um título executivo (acarreta a nulidade da execução em virtude da ausência de título, frente ao princípio da taxatividade e do nulla executio sine título), ou Falta ao título certeza, liquidez ou exigibilidade.

O que é a defesa do executado?

A defesa do devedor executado no cumprimento de sentença é a chamada impugnação. A impugnação ao cumprimento de sentença constitui um incidente processual, e não uma ação autônoma. ... Ademais, é certo que os embargos do devedor constituem a defesa do executado no curso de uma ação autônoma de execução.

Qual a defesa do executado no cumprimento de sentença?

A impugnação ao cumprimento de sentença é a defesa conferida ao executado na fase de cumprimento de sentença. Trata-se de defesa típica e incidental ao procedimento, de modo que não constitui uma ação autônoma. Está prevista no artigo 525 do Novo CPC.



Outras questões

É perigoso usar extensão?

Como é uma partida de quadribol?

Como acessar ISIC 6 no PC?

Como funciona uma live ao vivo?

O que faz uma pedreira?

Como funciona o serviço de transporte de valores?

Como tirar escritura de imóvel usucapião?

Qual a diferença entre uma usina hidrelétrica uma PCH e uma central hidrelétrica?

Como desativar a digitação por voz?

O que é sistema Guest House?

Como baixar jogo de pipa no notebook?

Pode secar Box braids com secador quente?

Qual melhor máquina profissional de cortar cabelo?

Como tirar o nome da conta de luz light?

O que faz uma lavanderia de jeans?

Tem como tirar a Câmera da tela de bloqueio do iPhone?

Como se formam as nascentes de água?

O que é Cutilagem perfeita?

Como funciona licitação na prefeitura?

Qual o objetivo da licitação no setor de compras?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com