Roque de Barros Laraia consegue nesta obra desmistificar a compreensão sobre o sentido de Cultura, mostrando que se trata de um processo complexo, que nasce da interação entre os homens, sendo possível por meio do desenvolvimento da inteligência, domínio dos símbolos e dos meios de comunicação entre os indivíduos.
Roque de Barros Laraia consegue nesta obra desmistificar a compreensão sobre o sentido de Cultura, mostrando que se trata de um processo complexo, que nasce da interação entre os homens, sendo possível por meio do desenvolvimento da inteligência, domínio dos símbolos e dos meios de comunicação entre os indivíduos.
Como Opera a Cultura Os homens veem o mundo de acordo com sua cultura, somos condicionados por nossa herança cultural, à não entender o outro. Cada cultura tem muitas variações de um mesmo padrão cultural, assim com também pessoas de culturas diferentes, têm reações diversas ante uma mesma situação.
A segunda parte, intitulada "Como opera a cultura", é muito interessante. O autor mostra, de maneira didática e feliz, com dados do cotidiano de nossa cultura, a maneira como ela condiciona a visão de mundo, chegando, em alguns casos, a interferir no plano biológico.
De acordo com Laraia, todos os sistemas culturais têm a sua própria lógica. E admite que é etnocentrismo a tendência humana de considerar apenas a lógica do seu próprio sistema e atribuir aos outros um alto grau de irracionalismo.
A cultura se refere à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada nação, sociedade ou grupos humanos. Ela caracteriza uma população e tem uma lógica interna em cada realidade cultural. ... A ideia de uma linha de evolução única para as sociedades é ingênua e esteve ligada ao preconceito e discriminação raciais.
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.
Ruth Benedict dizia que a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes enxergam o mundo de diversas formas, construindo uma pluralidade cultural ampla. O modo de ver o mundo, a ordem moral, e os diferentes comportamentos sociais são do resultado de uma cultura determinada.
Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.
Quem é o mais rico do Brasil 2022?
Quanto tempo dura uma cirurgia de retina?
Como verificar se dois vetores do espaço são colineares?
O que é o naturalismo no Brasil?
Como trabalhar 7 de setembro na escola?
Quando começou a história da administração?
Como acessar o empregador web com procuração?
Qual a diferença entre filho de Deus é filho do Homem?
Qual é a lente mais fina para quem tem miopia?
O que acontece se for pego dirigindo com a CNH vencida?
Como saber se é prata de verdade?
Qual o país de origem da valsa?