Roque de Barros Laraia consegue nesta obra desmistificar a compreensão sobre o sentido de Cultura, mostrando que se trata de um processo complexo, que nasce da interação entre os homens, sendo possível por meio do desenvolvimento da inteligência, domínio dos símbolos e dos meios de comunicação entre os indivíduos.
Roque de Barros Laraia consegue nesta obra desmistificar a compreensão sobre o sentido de Cultura, mostrando que se trata de um processo complexo, que nasce da interação entre os homens, sendo possível por meio do desenvolvimento da inteligência, domínio dos símbolos e dos meios de comunicação entre os indivíduos.
Como Opera a Cultura Os homens veem o mundo de acordo com sua cultura, somos condicionados por nossa herança cultural, à não entender o outro. Cada cultura tem muitas variações de um mesmo padrão cultural, assim com também pessoas de culturas diferentes, têm reações diversas ante uma mesma situação.
A segunda parte, intitulada "Como opera a cultura", é muito interessante. O autor mostra, de maneira didática e feliz, com dados do cotidiano de nossa cultura, a maneira como ela condiciona a visão de mundo, chegando, em alguns casos, a interferir no plano biológico.
De acordo com Laraia, todos os sistemas culturais têm a sua própria lógica. E admite que é etnocentrismo a tendência humana de considerar apenas a lógica do seu próprio sistema e atribuir aos outros um alto grau de irracionalismo.
A cultura se refere à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada nação, sociedade ou grupos humanos. Ela caracteriza uma população e tem uma lógica interna em cada realidade cultural. ... A ideia de uma linha de evolução única para as sociedades é ingênua e esteve ligada ao preconceito e discriminação raciais.
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.
Ruth Benedict dizia que a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes enxergam o mundo de diversas formas, construindo uma pluralidade cultural ampla. O modo de ver o mundo, a ordem moral, e os diferentes comportamentos sociais são do resultado de uma cultura determinada.
Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.
Como funciona o processo de recristalização?
O que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco?
Quando cai na conta o dinheiro do Nota Legal 2021?
É possível responsabilidade penal por crime de homicídio privilegiado qualificado e hediondo?
Qual é o nome do último astronauta vivo em 2021 membro da Apollo 11 e O mês de falecimento do Colin?
Como transformar uma página da web em PDF?
Como compensar GPS na Dctfweb?
Quais os princípios que são citados no 1º artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos?
Tem que pôr óleo na água do macarrão?
Como se forma a diretoria de uma igreja?
Como tirar acessibilidade do celular Motorola g7 Plus?
O que é o capital de terceiros no balanço patrimonial?
Qual idade não paga no cinema?
Como se intoxica por arsênico?