A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. ... É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
A cultura erudita está à disposição da elite social. É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.
A cultura popular e erudita são produzidas respectivamente pelas classes populares e de elite. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas). A cultura de massa cria produtos que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, seguindo um padrão para o consumo imediato.
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.
Saiba mais sobre o significado de Erudito e cultura. A cultura erudita é aquela formada a partir do estudo da técnica, de teorias, de investigações acadêmicas. Os seus produtos culturais visam as elites e grupos intelectualizados.
É importante saber que, mesmo sendo considerada uma cultura da elite, a cultura erudita não necessariamente será produzida por estas pessoas, mas sim financiada por elas. Alguns exemplos da cultura erudita são as exposições em museus, as pinturas, o balé, a ópera, entre outros.
No entanto, essa visão pode ser extremamente excludente e elitista se considerar-se como refinamento estético apenas aquilo que aceita o padrão europeu de cultura. A distinção da cultura erudita surgiu na Europa para marcar a fronteira que a separa da cultura popular.
O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.
Como amamentar sem deixar o peito caído?
Quanto equivale 150g de farinha de trigo?
Como se mede a polegada da televisão?
Como publicar em um grupo com uma Página?
Que tipo de roupa usar após os 40 anos?
Como fazer a apresentação de um TCC?
Como conseguir uma certidão de tempo de contribuição?
Como medir rede 380V com multímetro?
Como faço para publicar um artigo no Jusbrasil?
Como publicar artigo em revistas?
Como publicar uma API gratuitamente?
O que fazer para ficar mais flexível?