Resumidamente, a cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, ...
A cultura de paz é definida como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, propiciando o fomento da paz entre as pessoas, os grupos e as nações (Declaração sobre uma Cultura de Paz, ...
A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana, que respeita todos os direitos individuais - o princípio do pluralismo -, que assegura e sustenta a liberdade de opinião.
Em relação a sua origem, apesar do movimento de Cultura de Paz ter sido iniciado com a fundação da UNESCO em 1945 (ADAMS, 2003), o termo foi cunhado oficialmente pela primeira vez em 1989 através da Declaração de Yamoussoukro, elaborada durante a Conferência Internacional sobre a Paz na Mente dos Homens na Costa do ...
38 curiosidades que você vai gostar
Na virada do milênio, mais precisamente, em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) convocou um Movimento Global para uma Cultura de Paz.
De acordo com as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para se semear a cultura de paz nas escolas, é preciso que o ambiente pacífico e conciliador seja construído no dia a dia da sala de aula, nos pequenos atos. ...
Tolerância é uma das ferramentas da cultura de paz usada para reconhecer a história de vida do outro. O diálogo implica escuta e fala - o que é a comunicação não violenta, como é possível praticá-la. Como exercitar a comunicação não violenta face a face e no WhatsApp. Os disfarces na mídia.
De acordo com a UNESCO, a cultura de paz tem como base oito pilares:Educação para uma cultura de paz.Tolerância e solidariedade.Participação democrática.Fluxo de informações.Desarmamento.Direitos humanos.Desenvolvimento sustentável.Igualdade de gêneros.
“ Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e ...
Para educar para a paz é fundamental desenvolver a capacidade de diálogo e de negociação sem limites. Sempre é possível conversar, expressar a sua palavra, resgatar o melhor de nossas experiências, ressituar as questões, construir plataformas de negociação no plano interpessoal, grupal e social.
Educação sem violênciaaprender sobre as nossas responsabilidades e obrigações, bem como os nossos direitos;aprender a viver juntos, respeitando as nossas diferenças e similaridades;desenvolver o aprendizado com base na cooperação, no diálogo e na compreensão intercultural;
Para fortalecer a proposta, a Tolerância e a Solidariedade são os valores que fundamentam os conteúdos para a Educação para a Paz, amparando os conflitos existentes e difundindo a cultura da não violência no cotidiano escolar, com indicação de atitudes que considera o “Enfrentamento não violento de conflitos”, como ...
UNESCO reúne especialistas para discutir caminhos para a construção de uma cultura de paz mundial, tolerância e inclusão. ... O objetivo foi promover e discutir ideias sobre temas como tolerância, solidariedade, justiça social e respeito à diversidade para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e pacificas.
São eles: colocar-se no lugar do outro; promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a ...
Lembra-se: manter a paz e a segurança internacionais baseadas nos princípios de justiça e de direito internacional; e, desenvolver as relações amistosas entre as nações com observância aos princípios dos direitos iguais e da autodeterminação dos povos.
Os pilares e o ODS 16 da ONU
Os três pilares da primeira edição do Ypê Unidos pela Paz: Educação e Fraternidade, Voluntariado e Solidariedade e, Consciência e Humanidade, foram especialmente desenvolvidos baseado no ODS 16 da ONU, eixo que trata exclusivamente de “Paz, justiça e instituições eficazes”.
- Adquirir hábitos de discussão e posicionamento crítico em relação às realidades sociais passadas e atuais. - Desenvolver o espírito de tolerância e a capacidade de diálogo. - Construir um quadro de valores humanistas em que a solidariedade surja como suporte lógico de todos os comportamentos individuais e coletivos.
Em relação à interação do jovem na sociedade, o movimento de cultura de paz deve ser construindo coletivamente, pois “ninguém se educa sozinho, não se faz revolução sozinho, mas sim através da experiência compartilhada, da inter-relação com os demais”, o que exalta os valores solidários e a capacidade criativa de todo ...
- estimular nos indivíduos atitudes criadoras em determinadas situações, para que novos valores sejam suscitados; - proporcionar a cada cidadão referências socioculturais que lhes aumentem a capacidade analítica da realidade e a importância da paz para o bem comum. O jovem necessita o direito a voz e expressão.
Em 1999, um grupo de laureados com Prêmio Nobel da Paz lançou, em Paris, o Manifesto 2000 por uma Cultura da Paz e da Não-Violência . ... No Manifesto, são destacados seis pontos: Respeitar a Vida, Rejeitar a Violência, Ser Generoso, Ouvir para Compreender, Preservar o Planeta e Redescobrir a Solidariedade.
A partir das reflexões sobre a importância da volta dos valores sociais, a Cultura da Paz é uma expressão que ganhou notoriedade nos dias atuais, em especial na área educacional. Ele refere-se à construção de valores e atitudes que previnem as situações de conflito e violência por meio do diálogo entre sujeitos.
Agir constantemente e envolver toda a comunidade escolar é o principal caminhoPlaneje ações para o ano todo. ... Construa uma corrente do bem. ... Promova atividades em grupo. ... Transforme os alunos em aliados.
Os eixos da cultura da paz se traduzem em: Educação para a Paz, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos, Diálogo, Participação Democrática, Entendimento, Tolerância e Solidariedade, Livre Circulação de Informação, Paz e Segurança Internacionais.
Como fazer uma planilha no Excel com fórmulas automática?
O que é preciso para imigrar para a Austrália com família?
Como identificar uma distopia?
Como recorrer multa expedida fora do prazo?
Quais países aceitam aposentados brasileiros?
Como recorrer de multa municipal?
Quanto tempo posso reativar o Instagram?
Qual o recurso cabível contra decisão que nega a tutela antecipada?
Como recorrer judicialmente de multa de trânsito?
Como não pagar multa por excesso de velocidade?
Como sair da mesmice no relacionamento?
Quanto custa para morar em um internato?
Como morar fora do país de graça?
Como funciona a fila do Uber no aeroporto?