O que é crime próprio ou impróprio?

Pergunta de Isaac Araújo de Barros em 31-05-2022
(42 votos)

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

O que é um crime impróprio?

É aquele em que uma omissão inicial do agente dá causa a um resultado posterior, o qual o agente tinha o dever jurídico de evitá-lo. É o que acontece quando a mãe de uma criança deixa de alimentá-la, provocando a sua morte.


Quais são os crimes próprios?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.

Quais são os crimes impróprios?

O crime omissivo impróprio (também chamado de comissivo por omissão), consiste na omissão ou não execução de uma atividade predeterminada e juridicamente exigida do agente. São tidos como crimes de evento, isto porque o sujeito que deveria evitar o injusto é punido com o tipo penal correspondente ao resultado.

O que é crime comum e próprio?

Os crimes comuns são aqueles que podem ser cometidos por qualquer pessoa, como é o caso do homicídio, do roubo, entre outros delitos. Em contrapartida, crimes próprios são aqueles que exigem sujeito ativo especial, ou seja, podem ser praticados somente por certas pessoas, com determinadas qualidades.

Omissão Própria e Imprópria (Facilitando o Direito Penal)


24 curiosidades que você vai gostar

O que é um crime comum?

Em Direito, crime comum (do latim delicta communia: "delitos comuns") são aqueles que não exige qualidade especial, seja ela do sujeito passivo ou do ativo. O homicídio simples, por exemplo, que pode ser praticado por qualquer pessoa contra qualquer pessoa.

O que é crime comum exemplo?

Crimes comuns são aqueles praticados por qualquer pessoa, previstos por exemplo pelo Código Penal. Pode ser furto, roubo, corrupção, homicídio, estupro, entre outros, para os quais um juiz vai estabelecer uma pena se condenar o réu, como prisão em regime fechado, pagamento de multa ou prestação de serviços.

Qual a diferença de crime omissivo próprio é impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

Quais são os crimes por omissão?

O crime omissivo divide-se em omissivo próprio e omissivo impróprio. Os primeiros são crimes de mera conduta, como, por exemplo, a omissão de socorro, aos quais não se atribui resultado algum, enquanto os segundos, os omissivos impróprios, são crimes de resultado.



Outras questões

O que o tomate tem?

O que são ações outliers?

Como saber que a Minizinha está carregada?

Qual tinta usar para pintar bolsa de couro sintético?

O que significa a sigla C C?

Qual é o perímetro do retângulo?

O que equivale 5ml?

Qual o valor do pH da Coca-cola?

Como comprar token Binance?

Quem saiu do BBB ontem 22 04?

Quem pode usar marca registrada?

Qual a cerveja mais pura do Brasil?

Qual é a diferença entre torque e potência?

O que deve ter em uma introdução de redação Enem?

O que é AVDs e AVPs?

Quais são os requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?

O que o alumínio pode causar?

Quanto ganha um coordenador na PEI?

Quais os tipos de câncer mais comuns?

Como ganhar no jogo Batalha naval?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com