substantivo feminino Pequena mesa ao pé do altar, onde se colocam as galhetas, o cálice e os demais apetrechos usados na celebração da missa.
Os ajudantes devem ficar ao lado do altar e dar ao diácono (ou padre) água e vinho dos galheteiros ou jarros, da maneira apropriada. Então, com água e uma toalha, permaneça no mesmo lugar para que o padre possa lavar as suas mãos.
(1) Cortesia que se faz com a cabeça ao passar por alguém. (4) Reverência que faz um católico quando entra na igreja ou passa por diante do altar: recorda-te de fazer a vénia quando entres na igreja.
Coloque uma camisa, um vestido longo ou uma roupa mais simples, desde que não mostre demais. Chegue com antecedência. É legal estar na igreja uns dez minutos antes da missa. Assim, você consegue estacionar o carro sem problemas e encontrar um bom lugar para se sentar com maior facilidade.
P
Sacrário: Palavra latina Sacrarium, significa lugar onde se guardam as coisas sagradas. Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.
No Brasil, o Acólito não instituído, especialmente quando jovem, é chamado de coroinha. ... O acólito cuida precisamente do missal e da procissão de entrada (cruz), assim, auxiliando o padre ou bispo.
O sentido etimológico da palavra genuflexão, vem do latim "genuflexione", oriunda de "genuflectere", que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Dobrando-se o joelho direito é um ato de adoração, exclusivo da Divindade. ...
A genuflexão dos cristãos é uma tradição herdada da cultura romana. Os romanos a realizavam como um sinal de respeito quando se deparavam de frente com uma pessoa que representasse a autoridade e o poder. ... Neste ato formal, o vassalo inclinava o joelho diante de seu senhor como mostra de respeito.
Outra grande importância dos coroinhas está em envolver as crianças nas coisas de Deus, despertando nelas carinho, cuidado e amor para com tudo aquilo que é sagrado. Como Jesus criança no templo em Jerusalém disse para o coração de Maria e José que ele devia estar nas coisas do Pai.
Não precisa fazer curso, a formação dos coroinhas se dá ao longo das missas e em encontros semanais que duram cerca de 15 minutos, após a Santa Missa do domingo, às 9h.
O curso está previsto para 20 encontros. No fi nal de cada encontro você encontrará atividades ou tarefas para casa, com o objetivo de ajudá-lo(a) a gravar melhor o tema apresentado. Sugerimos que façam dois encontros por mês (total: dez meses), mas ao dirigente caberá defi nir o que for melhor para a equipe de coroinhas.
O coroinha fica responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura do bispo. Ele cuida das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções. A diferença entre coroinha e o acólito se dá basicamente pela idade.
Quais os principais produtos do extrativismo vegetal da Região Norte?
Qual é o melhor inicial de Hoenn?
Como reduzir o link de um site?
O que pode ser penhorado em uma residência?
Em qual geração de processadores estamos?
Qual o prazo para Contraminutar agravo de instrumento trabalhista?
Porque não pode tomar sol após escleroterapia?
O que significa suspeição em um processo?
Como fazer a esfoliação na região íntima?
O que é a distribuição do fármaco?
Quais são os 4 tipos de esquizofrenia?
Quando usar escala de Barthel?
Quantas ilhas têm a Baía de Todos os Santos?