Os estudos de coortes de nascimento são fundamentais para se testar hipóteses propostas pelo DOHaD, pois acompanham os indivíduos prospectivamente desde o nascimento (ou gestação) até a idade adulta, investigando possíveis influências em diferentes períodos do ciclo vital.
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
Desvantagens dos estudos de coorte:
Os estudos de coorte podem ser ineficientes se o desfecho é raro ou a doença tem um longo período de latência. Exemplo 1: Investigadores querem investi- gar se uso de talco na infância aumenta o risco de câncer de ovário na vida adulta.
Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.
Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.
44 curiosidades que você vai gostar
As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.
Desvantagens dos estudos de coorte: Custo elevado. Longa duração. A perda de participantes ao longo do seguimento por conta de recusas para continuar participando do estudo, mudanças de endereços ou emigração.
Desvantagens dos estudos caso-controle
Como em estudos de coorte, estudos caso-controle são dese- nhos de estudos observacionais e podem sofrer confundimento. Os casos podem diferir dos controles em outros fatores além da exposição de interesse.
As desvantagens desse estudo são listadas a seguir: Pode ser difícil de determinar se a exposição precedeu a doença, bem como o nível de exposição (viés de memória levando a viés temporal); Em algumas situações é difícil definir a população fonte e o grupo controle adequado.
O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:Definição dos objetivos da pesquisa. ... Seleção dos participantes. ... Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ... Seleção do grupo de comparação. ... Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ... Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.
Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.
Em um estudo de coorte pode-se avaliar o risco medindo a incidência cumulativa de um desfecho, através do número de casos (novos) ocorridos durante o tempo de estudo dividido pelo tamanho da população (ou amostra) estudada.
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
O risco absoluto avalia a magnitude da doença; o risco relativo é a probabilidade de ocorrência do evento entre expostos em relação aos não expostos ao fator de risco; e o risco atribuível expressa o excesso de incidência de um evento em razão de um fator de risco.
Souza RA, 2015 Exercícios 4) São vantagens dos estudos transversais, EXCETO o seguinte: a) São rápidos e baratos. b) Medem prevalência da exposição. c) São adequados para fazer inferência causal. d) São úteis para planejamentos em saúde.
Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.
As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.
Vantagens: Bom para avaliar doenças com longo período de latência. Permite explorar simultaneamente múltiplas exposições com possível associação com a doença em estudo.
(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.
Vantagens: premite estudo da relação entre doença e sistemas de produção. Desvantagens: população é pequena não representativa.
...
Também permite que a amostra seja representativa da população que está a ser investigada.Amostragem aleatória simples.(AA) ... Amostragem sistemática.(AS) ... Amostragem estratificada.(AE)
Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Séries de casos incluem a descrição das características e desfechos entre indivíduos de um grupo com uma doença ou exposição (que pode ser uma intervenção) durante um período de tempo e sem grupo controle. ... O objetivo é descrever a população e os desfechos, e não comparar riscos entre grupos.
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
Como ser uma pessoa legal e divertida?
Como publicar fotos no Instagram 2021?
Como funciona a Programação Neurolinguística?
Como fazer depoimentos de clientes?
Como calcular custo de projeto de arquitetura?
Qual o benefício do farelo de trigo?
Como preencher o Darf da multa da DIRF?
Como praticar inglês online grátis?
O que são mecanismos de reprodução?
Como preencher o DARF para pagamento do imposto de renda?
Como você pode exercer a sua cidadania na escola?
Como iniciar um negócio de venda de doces?
Como baixar a cópia da Declaração?
Qual o tipo de verme que o ser humano tem?
Como conseguir o título de utilidade pública estadual?
Como o ócio pode estimular a criatividade?