O controle jurisdicional da Administração Pública é monopólio do Poder Judiciário, devendo ser exercido por este quando devidamente provocado por intermédio do direito de ação, em face de lesão ou ameaça a direito subjetivo.
Controle Judicial da Administração Pública é função do Poder Judiciário sobre os atos administrativos exercidos pelos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O Poder Judiciário se inclui quando este realizar a função administrativa.
São esses meios que proporcionam aos órgãos jurisdicionais o controle da legalidade dos atos e atividades administrativos, sendo os principais, o habeas corpus, o habeas data, o mandado de segurança individual, mandado de segurança coletivo, a ação popular, o mandado de injunção, a ação civil pública.
Controle judicial é o mecanismo pelo qual um ato administrativo pode ser declarado nulo pelo Poder Judiciário por infringir a Lei.
O controle de constitucionalidade jurisdicional é realizado pelo Poder Judiciário, assim, juízes e tribunais exercem a jurisdição constitucional a eles reservada analisando se leis e atos normativos estão ao encontro da Magna Carta e também preservando o a limitação dos poderes exercidos pelos Poderes Legislativo e ...
[12]“A finalidade essencial e característica do controle jurisdicional é a proteção do indivíduo em face da Administração Pública. ... Tal sistema de controle é o meio prático de contê-la na ordem jurídica, de modo a assegurar ao indivíduo o pleno exercício dos seus direitos”.
O controle judicial, como o próprio nome já sinaliza, é exercido de maneira exclusiva pelos órgãos do Poder Judiciário, em virtude da adoção do sistema de jurisdição una[2] e tem atuação sobre os atos administrativos praticados pelo Executivo, Legislativo e pelo próprio Judiciário.
O controle judicial de atos administrativos portanto é um controle de legalidade e não de mérito administrativo. Palavras-chave: Direito Administrativo; Discricionariedade Administrativa; Administração Pública; Ato Administrativo; Poder Judiciário.
O Controle Judicial da Administração Pública é função do Poder Judiciário sobre os atos administrativos exercidos pelos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A administração pública, visando atender os fins a que se propõe, pratica uma série de atos, que podem estar estritamente ligado à determinação legal ou conter uma carga de discricionariedade, chamados de Atos administrativos (Gasparini, 1989, p.52).
O controle sobre a administração publica também pode ser exercido pelo Poder Legislativo sobre todos os órgãos e entidades dos demais poderes. Em certos aspectos, o Poder Judiciário pode fazer controle sobre a adminis- tração pública quando provocado, limitando-se, nesse caso, ao exame de legali-
Como fazer doação de imóvel para filho com usufruto?
Qual o valor normal do exame troponina?
O que vestir em Gramado durante o dia?
Como calcular o valor do passivo?
O que é restauração resina 2 faces?
O que fazer com o resto de leite da mamadeira?
O que é História Cultural Peter Burke resumo?
Como funciona o pedido de compra?
O que é a parte branca do frango?
Por que se usa água destilada?
Quantas gotas equivalem a um litro de água?
O que significa Ah na bateria de carro?
Quantas horas ler um livro por dia?
Como vivem os animais na espiritualidade?