A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas (Bryant &Bradley, 1985).
As atividades que estimulam a consciência fonológicaEscolha livros que apresentem rimas ou repitam o mesmo som. ... Peça ao seu filho para escolher, sozinho, as palavras que rimam nos livros. ... Ensine seu filho sobre sílabas batendo palmas nas “batidas” que ele ouve em palavras.
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. ... Portanto, ao invés de lhe ensinar os nomes das letras do alfabeto, é melhor ensinar os sons de cada uma.
O termo consciência fonológica é definido como sendo a consciência de que as palavras são constituídas por diversos sons ou grupos de sons e que elas podem ser segmentadas em unidades menores (Morais, 1997; Capellini & Ciasca, 1999; Zorzi, 2000; Moojen & Santos, 2001).
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
29 curiosidades que você vai gostar
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.
A consciência fonológica pode ser dividida em diferentes níveis, tais como, consciência de palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica.
Esses são os estágios:Estágio 1 – (não nascido – 1 ano) ... Estágio 2 – (1 ano – 2+ anos) ... Estágio 3 – (2 anos – 4 anos) ... Estágio 4 – (3 anos – 5 anos) ... Estágio 5 – (4 anos – 5 anos) ... Estágio 6 (consciência fonêmica) – (4 anos – 6 anos) ... Estágio 7 (consciência fonêmica) – (5 anos – 7 anos)
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência sintática, consciência silábica e consciência fonêmica. O desenvolvimento dessas habilidades favorece o processo de alfabetização e permite o aprendizado da escrita.
A avaliação da consciência fonológica deve passar por vários níveis, sendo eles, a identificação de rimas, a segmentação silábica, identificação de sílabas inicias iguais, identificação de fonemas iniciais iguais, segmentação fonémica, comparação do tamanho das palavras e representação de fonemas com letras.
A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.
Percepção de sons
Como explicamos anteriormente, perceber os sons das palavras é o primeiro passo para a criança desenvolver a consciência fonológica. E a melhor forma de trabalhar essa percepção é por meio de músicas. Sendo assim, abuse das canções, parlendas e cantigas.
Ela é de grande importância para o aprendizado da leitura e da escrita, porque facilita a descoberta do princípio alfabético, o princípio de que símbolos escritos (uma letra ou um grupo de letras – os grafemas) estão associados a fonemas (menor unidade da cadeia falada que permite fazer distinções semânticas).
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.
Sendo útil, assim, não apenas na alfabetização, mas também na educação infantil, uma vez que, desde os 4 anos de idade, as crianças já podem começar a brincar com as palavras. E como fazer para estimular essa tal consciência fonológica então?!
De acordo com Ferreiro (2003) a Consciência Fonológica associada ao conhecimento das regras de correspondência entre grafemas e fonemas permite à criança uma aquisição da escrita com maior facilidade, uma vez que possibilita a generalização e memorização destas relações som- letra.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Como desenvolver a consciência fonêmica?Identificar os sons: o professor ou pais e cuidadores podem bater palmas ao soletrar palavras — uma palma para cada sílaba. ... Combinar os sons: é importante falar lentamente os sons das palavras e estimular as crianças a tentar adivinhar o que virá depois.
A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Dessa forma, as habilidades metafonológicas podem ser divididas respectivamente em três tipos de consciência: consciência das silabas, das unidades intrassilábicas e do fonema.
A consciência lexical diz respeito à habilidade para segmentar a linguagem oral em palavras, considerando tanto aquelas com função semântica, ou seja, que possuem um significado independente do contexto (tais como os substantivos, adjetivos, verbos), quanto aquelas com função sintático-relacional, que adquirem ...
Princípio alfabético e consciência fonológica no processo de Alfabetização. O princípio alfabético é a representação dos fonemas por grafemas, ou seja dos sons da fala pelas letras. A consciência fonológica é a consciência dos diferentes sons da fala.
Consciência fonológica é a capacidade de ouvir e manipular os sons da fala. Uma criança que aprende a ouvir os diferentes sons (sílabas) de uma palavra, tem consciência fonológica. Consciência fonêmica é a capacidade de ouvir e manipular a menor unidade de som da fala, ou seja, o fonema.
A alfabetização fônica é composta pela combinação de exercícios de desenvolvimento da consciência fonológica e de ensino de correspondências entre grafemas e fonemas 10. Já o método silábico tem como base sílabas prontas, que se combinam para formar palavras.
Além disso, as competências fonológicas colaboram para a aprendizagem da escrita e da leitura, pois, assim, a criança terá mais facilidade em relacionar os fonemas e os grafemas, refletindo sobre os sons e a forma de representá-los na escrita.
Como se acalmar para fazer tatuagem?
Onde pego o certificado de conclusão do Ensino Médio ENEM?
Quais cidades tem consulado americano?
Como mandar o link do meu PayPal?
Onde fica a chave de segurança do cartão Bradesco no app?
Qual a melhor isca para pegar Matrinxã?
Onde pegar o certificado do Projovem?
Como usar sérum ácido hialurônico?
Como usar Vanish para lavar roupa?
Como pegar o meu certificado parcial do ENCCEJA 2018?
Como arrumar o cabelo chanel de bico?