As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo. (ii) Ele iria à praia, mas estava chovendo.
São as conjunções que apresentam o fim ou o conceito de finalidade referente à oração principal. Assim, os exemplos mais utilizados são: a fim de que; para que; que; Exemplo: Lavei o carro para que ele ficasse limpo.
São classificadas em substantivas, adjetivas e adverbiais. As conjunções integrantes introduzem as orações subordinadas substantivas, as quais exercem a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, aposto e predicativo.
→ Conjunções finais: introduzem uma oração que expõe a finalidade, o objetivo de uma ação presente numa outra oração. Victor, faça a tarefa de casa para que a professora não chame a sua atenção. Escovo os dentes a fim de manter a saúde bucal.
Quanto custa uma passagem de trem de Portugal para França?
Qual entidade gosta de cachaça?
O que significa K ou M no Instagram?
Como fazer para não perder as conversas do WhatsApp?
Quais são os cargos na maçonaria?
O que significa a abreviatura M?
Qual é o piso nacional do professor?
Como aumentar a produção de leptina?
Qual é o principal objetivo do gênero teatral comédia?
O que diz o artigo 142 da CLT?
Qual o objetivo de intervenção profissional do assistente social?
Como saber quem ligou no telefone Intelbras?
Quais são os principais temas da Declaração Universal dos Direitos Humanos?