De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões. ... Por isso, o conhecimento das coisas do mundo é influenciado pela sensibilidade e o entendimento.
Kant mostra que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” (KANT, 1997, p. 36), ou seja, para conhecer é preciso tanto a razão com seus instrumentos, como a experiência com os fatos da realidade empírica.
Antes dessa revolução, o conhecimento se dava por meio da observação do objeto passo a passo para apreender suas propriedades. Com a revolução, percebe-se que a razão vê aquilo que ela produz. Isto é, a razão conhece através de princípios e juízos a priori que ela própria deduz25.
"Transcendental", palavra de origem escolástica medieval, designava atributos extra-categoriais dos seres, e é para Immanuel Kant aquela investigação acerca das condições de possibilidade de algo, p. ex. do conhecimento, isto é, a forma do conhecimento.
Em Kant, é como se todos nós estivéssemos com “óculos”, responsáveis pela nossa capacidade de conhecer. Eles encaixam todos os objetos em intuições (como o tempo e o espaço) e em categorias diversas (unidade, pluralidade, causalidade, entre outras). Não é possível ao homem pensar sem esses “óculos”.
Como usar Rivotril para dormir?
Qual o nível de ruído para aposentadoria especial?
Como saber se meu menisco está lesionado?
Pode tomar caldo verde na dieta?
Como fazer dieta para perder peso em uma semana?
Quais são as etapas de uma exportação?
Quais as principais críticas à Igreja Católica?
O que é um compressor de ar condicionado?
Quantas pessoas sabem libra no Brasil?
Qual foi o resultado do projeto Fordlândia?
Qual o valor da passagem para Teresina?
Qual o curso que menos usa matemática?