Para Georg Simmel, conflito é uma forma de associação humana em que as pessoas são colocadas em contato entre si e por meio da qual se pode alcançar a união. Esse é um importante ponto de partida porque nos ajuda a evitar a ideia de que o conflito é o término das relações e interações.
O conflito favorece a coesão social e permite a continuidade de um grupo, mesmo que isso signifique a eliminação de outro grupo em conflito (SIMMEL, 1939). É também, o que permite a convivência entre indivíduos que não se gostam, ou não se suportariam se em sua relação não estivesse presente certa dose de conflito.
O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Concebendo a sociedade como produto das interações individuais, Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam.
Entre esses argumentos, o autor destacou as relações de antagonismo na cidade, a vida nervosa e a economia monetária. Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes.
O dinheiro é objetivamente elevado ao estatuto de forma mediadora entre grupos populacionais em conflito, suplantando em muito a legitimidade da lei e da moral, que invariavelmente os afastariam.
Simmel foi um dos primeiros sociólogos a adotar uma perspectiva relacional do social - buscando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade -, o que lhe permitiu pensar a individualidade como um fenômeno, ligado às mudanças no padrão de relações sociais, que caracteriza a modernização da sociedade.
Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. ... De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”, ou seja, o conflito é o choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes.
Simmel entendia o dinheiro como um agente de socialização e um meio de interação social. Na visão de Simmel, o dinheiro é meio e expressão de relações e dependências recíprocas entre os indivíduos, gerando uma cumplicidade na qual a satisfação dos desejos de um está sempre ligada à do outro.
Como parear o controle com a TV Samsung?
O que fazer para sobreviver em uma ilha deserta?
Como fazer teste no Clube Atlético Mineiro?
Qual o tipo de solda para ferro fundido?
Como cadastrar na promoção Ypê 2020?
Como participar da promoção Ypê 2020?
Como fazer parte da Pastoral Carcerária?
Como unir os pontos no Corel Draw?
Como participar do detetive do prédio azul?
Como se comportar em uma audiência virtual?
Como tampar furo do tanque de gasolina?
Como pagar taxa de licenciamento de anos anteriores?
O que fazer para entrar na WWE?
Como faço para participar da promoção H2OH?
Como participar de estudos clínicos?
Como os meios de transporte contribui para entregar o território?