Essa direção é determinada pelo valor do coeficiente a dessa função: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, a concavidade da parábola é voltada para baixo.
Uma das formas de saber se uma parábola tem concavidade para cima ou para baixo, é por meio do coeficiente a da função quadrática. Se a for um número positivo (a > 0), a parábola tem concavidade para cima. Se a for um número negativo (a < 0), a parábola tem concavidade para baixo.
Desta forma, saber determinar onde a função possui concavidade para cima ou para baixo nos possibilita traçar o gráfico com maior exatidão. A função tem concavidade para baixo no intervalo I se . 1) Analise o comportamento da concavidade da função . Neste exemplo temos a função polinomial de quarta ordem. Ao derivar pela primeira vez temos: . .
No caso do guarda-chuva, a concavidade fica voltada para baixo. Caso ela estivesse voltada para cima, o guarda-chuva acumularia água da chuva. Se o coeficiente “a” é maior do que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima, e essa figura é igual à da imagem a seguir:
Clique e aprenda como calcular as coordenadas do vértice de uma parábola usando fórmulas que dependem apenas dos coeficientes da função do segundo grau. Obtenha ainda a demonstração dessas fórmulas, que é baseada em um segundo método que também pode ser usado para encontrar as coordenadas do vértice da parábola.
Como saber minha cota do Bilhete Único Estudante?
O que caracteriza o estado de necessidade?
O que significa o nome erudita?
Como fazer para tirar o bloqueio do WhatsApp?
Qual é o nome do vetor da dengue?
Como fazer depósito judicial na Justiça do Trabalho?
Porque o Folclore é comemorado no Dia 22 de agosto?
Como eliminar a célula de gordura do corpo?
Por que o Kinder Ovo é proibido nos Estados Unidos?
Como falar pro Crush que você gosta dele pelo WhatsApp?
Para que serve o supino inclinado?
Quanto custa um fuzil FN Scar?
Como saber se a empresa e homologada?