Essa direção é determinada pelo valor do coeficiente a dessa função: Se a > 0, a concavidade da parábola é voltada para cima. Se a < 0, a concavidade da parábola é voltada para baixo.
Uma das formas de saber se uma parábola tem concavidade para cima ou para baixo, é por meio do coeficiente a da função quadrática. Se a for um número positivo (a > 0), a parábola tem concavidade para cima. Se a for um número negativo (a < 0), a parábola tem concavidade para baixo.
Desta forma, saber determinar onde a função possui concavidade para cima ou para baixo nos possibilita traçar o gráfico com maior exatidão. A função tem concavidade para baixo no intervalo I se . 1) Analise o comportamento da concavidade da função . Neste exemplo temos a função polinomial de quarta ordem. Ao derivar pela primeira vez temos: . .
No caso do guarda-chuva, a concavidade fica voltada para baixo. Caso ela estivesse voltada para cima, o guarda-chuva acumularia água da chuva. Se o coeficiente “a” é maior do que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima, e essa figura é igual à da imagem a seguir:
Clique e aprenda como calcular as coordenadas do vértice de uma parábola usando fórmulas que dependem apenas dos coeficientes da função do segundo grau. Obtenha ainda a demonstração dessas fórmulas, que é baseada em um segundo método que também pode ser usado para encontrar as coordenadas do vértice da parábola.
O que fazer quando o celular molha com suor?
Quais os direitos do profissional de Enfermagem?
O que faz tecnico de informatica?
Como gerar código caixa para recuperar senha?
Como a imunoglobulina Anti-d age?
Como chapar a barriga de verdade?
Como recitar um poema de forma criativa?
Quanto tempo demora para receber o reembolso do irs?
Qual é a fórmula para calcular o comprimento do retângulo?
Como fazer o desconto do Vale-transporte proporcional aos dias trabalhados?
Qual queijo branco que derrete?
Como saber se fui aprovado no Renda Básica?