Os hospitais de todo o país devem constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o objetivo de reduzir os riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
A CCIH é composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados e nomeados pela Direção do hospital. Os componentes da CCIH agrupam-se em dois tipos: membros consultores e membros executores. O presidente da CCIH poderá ser qualquer um de seus membros, indicado pela Direção.
A CCIH deve ser composta de modo adequado ao perfil da instituição, sendo formada por profissionais consultores e executores de nível superior, obrigatoriamente incluindo farmacêuticos, médicos, enfermeiros e membros do laboratório de microbiologia.
A CCIH deve ser composta por membros consultores e executores. Na categoria consultores, os integrantes representam e coordenam os métodos de prevenção de controle de infecção hospitalar dos serviços médicos, de enfermagem, de farmácia, de administração e laboratório de microbiologia.
A principal função da CCIH é reduzir o risco de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidades de saúde, especialmente de pacientes internados, a fim de melhorar a qualidade da assistência.
Dentro da CCIH existe um núcleo que é responsável pela orientação e supervisão do uso racional de antimicrobianos, curativos e procedimentos invasivos, rotinas de proteção ao pacientes (isolamento, esterilização, assepsia e desinfecção).
5 ações de enfermagem na prevenção de infecções hospitalares
Segundo a ANVISA, indicadores são “instrumentos utilizados para avaliar o desempenho hospitalar, envolvendo sua organização, recursos e metodologia de trabalho”. Ou seja, são ferramentas e metodologias que permitem medir determinados parâmetros de qualidade.
A CCIH deverá ser composta, no mínimo, por membros dos seguintes serviços:
Composição. Como já dissemos, o PCIH precisa automaticamente de uma CCIH, que deve ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados e constituída de no mínimo um representante dos seguintes setores: corpo clínico, enfermagem e administração.
Divulgar para toda a instituição hospitalar as ações e normas para controle e prevenção das infecções hospitalares; Estabelecer um plano de contingência em caso de infecção detectada. O Programa de Controle de Infecção Hospitalar deve ser contemplado com diversas ações e rotinas de prevenção, como exemplo, a higienização correta das mãos.
A CCIH realiza também atividades de suporte a diversos setores tais como engenharia, arquitetura, hotelaria, nutrição, central de material, farmácia, laboratório de microbiologia, rouparia e banco de sangue, visando contribuir para as ações que estão direta ou indiretamente ligadas à prevenção e controle de infecção hospitalar.
A partir de outubro de 2004, a CCIH iniciou também uma vigilância passiva de infecção hospitalar em todas as clínicas, deste modo estamos investigando a incidência de infecção hospitalar em todo o HFB. A vigilância microbiológica é realizada diariamente tendo como base todos os resultados do laboratório de microbiologia.
O programa de comissões hospitalares existente nos hospitais brasileiros atende a portarias e resoluções do Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Sempre que possível e necessário, as comissões hospitalares devem ter caráter multidisciplinar, não sendo constituídas exclusivamente por médicos.
O que fazer para sumir do mapa?
Quais são as maiores dificuldades para o trabalho em equipe?
O que é a incapacidade civil absoluta?
Qual é o melhor jeito de temperar a picanha?
Como funcionar um compactador?
Como desdobrar uma oração reduzida?
Como se racionaliza numerador?
Como deixar de ser timido no trabalho?
Como tirar o MMC de uma equação?
Como se socializar na internet?
Quais são os passos para resolver uma equação irracional?
Qual o número da Net para reclamações?
Qual o propósito de uma carta de agradecimento?
Quais são as palavras sublinhadas?
Como ligar para falar um minuto?