De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos o certo é que a coleta convencional recolha apenas os rejeitos (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes e outros) e o material orgânico (restos de comida, folhas de árvore, etc).
A coleta convencional no Brasil
Ela consiste em recolher todo o resíduo disposto em lixeiras urbanas, coletando diretamente na fonte geradora. Subsequentemente, os mesmos são encaminhados para a destinação final que fica a critério dos órgãos públicos regionais.
A coleta seletiva é apenas o processo de separação e destinação dos materiais de acordo com suas características de reciclagem. Já a logística reversa é um processo mais complexo que contempla também o retorno dos resíduos à cadeia produtiva sob a forma de insumo ou produto final.
É a retirada dos resíduos sólidos que foram previamente separados segundo sua composição. Isso significa que, além de dividir entre orgânicos e inorgânicos, é essencial separar pelos tipos de materiais: vidro, papel, alumínio e até eletrônicos, como pilhas e celulares.
Coleta Seletiva e ReciclagemAzul: aos papéis e papelões;Verde: aos vidros;Vermelho: para os plásticos;Amarelo: para os metais;Marrom: para os resíduos orgânicos;Preto: para madeiras;Cinza: para materiais não reciclados;Branco: destinado aos lixos hospitalares;
24 curiosidades que você vai gostar
A coleta de lixo, tecnicamente conhecida como coleta de resíduos sólidos é uma peça fundamental do GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
Coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, como papéis, plásticos, metais e vidros, para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos, por meio de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.
A coleta seletiva é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados, ajudando a preserva a natureza. A participação da sociedade é de suma importância para desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.
Como benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Qual a melhor fruta para soltar o intestino?
Como consultar uma empresa pelo nome?
Como se escreve 500 em números ordinais?
Quanto ganha um ministro do Supremo Federal?
Como saber se a porta 80 está sendo usada?
Quando não cabe interceptação telefônica?
Quantos anos tem o namorado da By Pamella?
Como é o nome de Deus no cristianismo?
Quais os tipos de diodos retificadores?
Qual é o objetivo de um portfólio?
O que é advérbio de tempo exemplo?
Pode tomar leite após tomar remédio de verme?
Como ir para os Estados Unidos trabalhar e estudar?