"Coação é toda ameaça ou pressão injusta exercida sobre um indivíduo para forçá-lo, contra a sua vontade, a praticar um ato ou realizar um negócio. O que a caracteriza é o emprego da violência psicológica para viciar a vontade.
Além disso podemos distinguir duas espécies de coação, sendo elas: coação moral ou relativa (seria a “coação psicológica” em que fica a critério da vítima praticar o ato ou sofrer as consequências da ameaça) e a coação física ou absoluta (é a que utiliza-se da força física para coagir a vítima).
Podendo ter dois tipos: coação física (violência absoluta) ou coação moral (violência relativa). A coação moral é aquela na qual um sujeito é pressionado a seguir certa conduta por uma ameaça séria ou imediata e então exprime uma vontade que não é desejada.
É o ato de exercer pressão psicológica ou constrangimento no indivíduo a fim de fazê-lo praticar, independente se por ação ou omissão, ato que não deseje.
Os negócios jurídicos são, portanto, declarações de vontade que são destinados à produção de efeitos jurídicos queridos pelo declarante; os atos jurídicos em sentido estrito são manifestações de vontade obedientes à lei, porém, geradores de efeitos que nascem da própria lei.
32 curiosidades que você vai gostar
Quando falamos de negócio jurídico, nos referimos a um ato que tem por finalidade a aquisição, modificação ou extinção do direito. Ele forma uma conduta de auto regramento de conduta das partes, com a intenção de satisfazer seus interesses.
I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.
Quando falamos de coação, devemos lembrar os requisitos para que os atos realmente sejam maculados por ela: ser a causa determinante do negócio jurídico, ser injusta, provocar real receio de dano, ser ilícita ou abusiva, dizer respeito a dano atual ou iminente e constituir ameaça de prejuízos.
A gravação da própria conversa sem o conhecimento de um dos interlocutores pode ser usada para provar ato de coação. A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação de uma supervisora da Fininvest por coagir uma funcionária a prestar declaração falsa em ação trabalhista contra a empresa.
Quantas vezes tem que dar comida para o cachorro?
Quais são as espécies de perícias CPC?
Qual a cor de caneta para preencher cheque?
É possível amassar o bebê na barriga?
Quantas combinações são possíveis com 3 números de 1 a 3?
Quantas calorias tem macarron?
Como declarar transferência de dinheiro?
Quem comanda o Complexo da Maré?
Quanto tempo dura o efeito da anestesia no dente?
Como ver os produtos da Hotmart?
Qual o futuro do agronegócio brasileiro?
Quais as falhas da teoria de Arrhenius?
O que fazer quando se está sendo ameaçado de morte?
Para que serve o Cicatenol Derma gel?
Como colocar travessão no Google Docs pelo celular?
Tem teste rápido para sífilis?
Para que serve o banho de espada de Iansã?
São julgadas pelo Tribunal de Contas da União as contas do Governo do Distrito Federal?