O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.
A classificação de acordo com a composição química é a mais conhecida, e divide-se em “orgânico” e “inorgânico”.
Cinza: para materiais não reciclados; Branco: destinado aos lixos hospitalares; Laranja: para resíduos perigosos; Roxo: para resíduos radioativos.
Diferença entre lixo úmido e lixo seco O lixo úmido é todo tipo de material que não possui mais utilização, como: restos de comida, bitucas de cigarro, papéis sujos, fraldas descartáveis, copos quebrados e alguns tipos de copos descartáveis e até vidros utilizados em janelas.
Quais os tipos de lixo existentes?
Para separar os resíduos de maneira adequada é preciso ficar atento aos tipos de materiais que serão descartados. Basicamente, os resíduos e rejeitos são divididos em orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis não perigosos e perigosos.
Como dito, o lixo é descartado pelo ser humano em estado sólido, líquido ou gasoso. Mas se origina de descartes domésticos, comunitários, industriais, hospitalares e nucleares. Quanto à sua classificação, pode provir de vários formas. O lixo orgânico são as sobras de alimentos, madeira, papel etc.
A classificação do lixo varia de acordo com o ambiente em que ele foi produzido, por exemplo, ele pode ser domiciliar, industrial, radioativo dentre outros. É considerado lixo qualquer material que não tenha mais utilidade, supérfluo e que não tenha valor.
Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.
Os lixos podem ser também tóxicos, como as baterias, os compostos químicos, as pilhas, as lâmpadas incandescentes etc. E também podem ser altamente tóxicos, como o hospitalar e o nuclear. Estes requerem descarte em loais de destinação própria, dado ao seu perigo.
Mas pode-se afirmar que foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que se intensificou o descarte de lixos nocivos. Grande quantidade de líquido tóxico foi lançado sem controle na natureza e poluiu os mananciais de água. Também as chaminés das fábricas jogaram, na atmosfera, toneladas da sobra da queima das caldeiras.
Diante de todas as considerações fica evidente que a simples construção de aterros e instalação de lixões não pode ser considerada como uma solução, é preciso encontrar maneiras menos impactantes e mais eficientes em caráter ambiental e social.
A classificação dos resíduos é regulamentada pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR 10004, de SET/ 1987- RESÍDUOS SÓLIDOS – CLASSIFICAÇÃO, que classifica os resíduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que estes resíduos possam ter manuseio e destinação adequados.
Tem que pagar pelo assento na Gol?
Como saber qual a melhor cor de cabelo?
Como ver minha pontuação no LinkedIn?
Como calcular valor venal do imóvel SP?
Como inserir um PDF no Google apresentações?
Qual exame que a mulher faz para saber se é estéril?
Qual o número do Coren na carteira?
Como calcular a quantidade de lúpulo para colocar na cerveja?
Quando começa o 2 trimestre de gravidez?
Como é o e-mail do Google sala de aula?
Como saber qual é seu animal espiritual?
Qual é a fórmula de conversão entre as escalas termométricas?
Como transformar um arquivo PDF em link?
Como iniciar uma conversa com uma gata no WhatsApp?
Como transformar fração em meses?
Como digitalizar um documento e transformar em texto?