Na geometria euclidiana, uma circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano que equidistam de um ponto fixo. O ponto fixo é o centro e a equidistância, o raio da circunferência.
Definição de circunferência: Circunferência é uma figura geométrica pertencente ao plano que é constituída pelo conjunto de todos os pontos igualmente distantes de um ponto fixo desse plano.
Circunferência é uma figura da geometria plana bastante comum no nosso cotidiano. Ela é o conjunto de pontos que estão a uma mesma distância r do centro, esse r é conhecido como raio da circunferência. A circunferência possui alguns elementos em si, como a corda, o centro, o diâmetro e o raio.
Uma circunferência é uma região do plano formada por pontos que são equidistantes de um ponto fixo chamado de centro da circunferência, ou seja, é formada por pontos que possuem a mesma distância do centro. O ponto no meio da circunferência é o centro.
Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. Já essa última é apenas o contorno de um círculo. Qualquer segmento que liga dois pontos pertencentes a uma circunferência é chamado de corda.
18 curiosidades que você vai gostar
A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.
A circunferência é formada por todos os pontos que estão a uma mesma distância r do centro. Note que o centro não faz parte da circunferência, mas é a referência para sua construção. Entendendo bem a construção da circunferência, podemos definir seus elementos, que são o centro, o raio, a corda e o diâmetro.
A IMPORTÂNCIA DA CIRCUNFERÊNCIA
A circunferência é importante em praticamente todas as áreas do conhecimento como nas Engenharias, Matemática, Física, Química, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e também é muito utilizado na indústria e bastante utilizada nas residências das pessoas.
Utilizando geometria analítica é possível encontrar o centro de uma circunferência recorrendo às coordenadas de três pontos pertencentes a ela. O círculo é uma figura geométrica plana definida como a região limitada por uma circunferência.
Os pneus das bicicletas são exemplos de circunferências. Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo. Este, por sua vez, é formado por uma circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior.
Os elementos do círculo e da circunferência são raio, diâmetro, corda, arco da circunferência, setor circular e coroa circular, entre outros.
Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que há um conjunto de pontos equidistantes de um ponto fixo, chamado de centro. A medida entre o centro e as bordas do círculo é chamada de raio. ...
A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.
O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
Ângulo é a união de duas semirretas que têm uma origem em comum, que chamamos de vértice do ângulo. Já o arco geométrico é uma das partes de uma circunferência delimitada por dois pontos. Caso os dois pontos coincidam, temos um arco nulo ou um arco de uma volta.
O raio, o diâmetro, o centro e a circunferência são todos elementos de um círculo.
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:C = 2·π·r. Se multiplicarmos o raio da circunferência por 2, encontraremos a medida do diâmetro (segmento de reta que intercepta dois pontos da circunferência passando pelo centro). ... C = π·d. Como calcular a área de um círculo? ... A = π·r²
Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.
Exemplo II
Se a área de uma praça circular é de 379,94 m², qual é o valor do seu raio? R= 11 m. Resposta: O valor do raio da praça é de 11 metros.
Cintura: Medida realizada na menor circunferência da região abdominal. Abdomem: Medida realizada na altura da cicatriz umbilical. Quadril: Medida realizada 10 cm abaixo trocântes maiores. Coxa: Medida realizada no ponto médio entre o trocânte maior e o condido medial do fêmur.
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²).
Para não esquecer: um semicírculo é sempre a metade de um círculo!
O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência. Analogamente também se define o raio de uma esfera.
Compasso. Um compasso é uma ferramenta usada para desenhar círculos e arcos em mapas, mas pode facilmente ser usado para criar os círculos que você desejar.
O que é sistema de numeração decimal 3 ano fundamental?
Qual o lugar turístico mais visitado do mundo?
Qual é a definição de hotspot?
Qual remédio é bom para pressão na cabeça?
O que fazer diante de um cliente insatisfeito?
Quais os tipos de dança alemã?
Como começar a criar conteúdo no Instagram?
O que fazer quando as ações estão caindo?
Quais as principais doenças causadas pelo Staphylococcus aureus?
Pode causar sonolência no condutor?
Qual a diferença de incidente é requisição?
Como é chamado a pessoa que escreve com a mão esquerda?
Como funciona garantia de joia?
Quanto custa uma cirurgia de retirada de testículo?
O que faz a menstruação diminuir?