O chupim é uma famosa dança típica da região centro-oeste do Brasil. ... Por ser um tipo de dança originário do Paraguai, tem bastante influência nas danças espanholas e utilizam-se castanholas para a composição do ritmo. Os homens vestem camisas e calças longas, e as mulheres vão de saia longa.
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro.
Dança de pares com formação em círculo ou fileira. Na dança de roda a coreografia básica consiste em movimentar-se em círculo, batendo-se as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda. Enquanto gira a roda, os dançarinos vão respondendo aos tocadores, que conduzem o canto.
O tempo é marcado pela viola e pelo público, que acompanha cada verso e resposta. Nas festas religiosas o cururu é cantado e dançado somente pelos homens. O ponto alto da apresentação é o momento em que o Divino "pousa", quando o cururueiro (ou canturião) canta e saúda a sua chegada.
Originalmente, é uma dança típica das regiões Norte e Nordeste, mas hoje é possível encontrá-la em todas as partes do Brasil, inclusive no Distrito Federal. O Boi de Seu Teodoro reúne as tradições do Maranhão na capital do país e representa um dos grupos de cultura popular mais antigos do DF, com 58 anos de atuação.
33 curiosidades que você vai gostar
Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.
Internacionalmente conhecido, o samba é a dança típica da região Sudeste mais popular. O samba possui diversos tipos diferentes, e o mais conhecido na região sudeste é o samba de roda, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
O cururu é outra dança de origem indígena e a performance abrange a participação exclusiva de homens. Os dançarinos formam duas filas indianas. A máxima da apresentação ocorre no momento em que chega o Divino e quando o cururueiro canta e faz saudações por conta da chegada dele.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. De origem indígena, estas tradições são mais populares nas zonas rurais e ribeirinhas naquele estado, tendo sido passados de geração para geração, de pai para filho.
O que a eletricidade estática pode causar?
Quanto custa uma festa no Habib's?
Como é transmitida a imagem da televisão?
Como funciona hipoteca de um terreno?
De quem é a responsabilidade pela iluminação pública?
Como funciona a filosofia da história para Agostinho de Hipona Santo Agostinho *?
Qual a origem da palavra Arrependei vós?
Como se escreve co elaboração?
Que ano foi lançado A Bruxa de Blair?
Como jogar a DLC de Horizon Zero Dawn?
Como se escreve clã no plural?
O que é pneumococo transmissão?
Como se chama o filho do tetraneto?