O que é cetose bovina? A cetose bovina é uma doença metabólica que acomete principalmente vacas de alta produção no período de transição predominantemente nas três semanas após o parto.
A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras. Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.
Os principais sinais iniciais da cetose bovina incluem uma queda no consumo alimentar e a redução na produção de leite.
As vacas podem recuperar-se espontaneamente, porém há uma grande diminuição na produção de leite e perda de escore corporal. O tratamento é feito, utilizando-se 500 mL de glicose a 50%, durante três dias por via endovenosa e de 150 mL de propilenoglicol pela via oral e pelo mesmo período de tempo.
Sintomas de cetose
Os sinais clínicos apresentados pelos bovinos intoxica- dos experimentalmente foram semelhantes aos dos animais em condições naturais: erosões na cavidade bucal, sialorréia, constipação e, em alguns casos, prostração.
A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.
Dentre estas enfermidades do período de transição, temos a cetose, que é uma doença metabólica causada por um desequilíbrio energético devido a alta demanda para a produção de leite, que gera o acúmulo de corpos cetônicos (acetona, acetoacetato, beta-hidroxibutirato) nos tecidos e fluidos corporais.
O tratamento dos sintomas da hipocalcemia é feito pela reposição de cálcio no organismo. É possível também utilizar parte desta quantidade (cerca de 200 ml), por meio da aplicação subcutânea. Caso persista alguns sintomas o tratamento poderá ser repetido.
A vaca poderá receber também um tratamento de suporte para reposição dos níveis de energia, como reposição de glicose ou seus derivados. A orientação de um médico veterinário é essencial para o sucesso do protocolo de tratamento.
A cetose bovina é uma doença metabólica que acomete principalmente vacas de alta produção no período de transição predominantemente nas três semanas após o parto. É neste período que as vacas se encontram em balanço energético negativo (BEN), situação onde a demanda energética é superior a capacidade de ingestão de alimentos pelo animal.
A composição do leite de vacas acometidas pela cetose sofrem variações bem características, que é o aumento significativo do teor de gordura do leite, aumentando sua relação de gordura/proteína. Sendo um forte indicativo da presença da doença nas vacas em pós parto.
Em ovinos e caprinos, a cetose ou acetonemia ou toxemia da gestação, é encontrada durante o terço final da gestação, geralmente em animais que carregam múltiplos fetos ou um feto único muito grande.
As fêmeas de qualquer espécie são mais suscetíveis a cetose do que os machos, e, esta predisposição piora durante a lactação ou a prenhez. No início da lactação, a vaca passa por um processo de elevada demanda de energia, em decorrência do aumento da produção de leite.
Como saber se o pneu está furado ou murcho?
Como são realizados os testes de novos medicamentos em humanos?
É normal os pontos do parto normal arder?
Como também é chamada a coluna vertebral?
Como saber se minha Unimed cobre dentista?
Quais são as características dos signos?
Como usar a expressão e também?
Como saber se minha betta está pronta para acasalar com o macho?
Como lidar com a teimosia dos 3 anos?
Porque aquário E o pior signo?
Pode beber água no dia da colonoscopia?
Como imobilizar vítimas de trauma?
Quando um peixe morre de velhice ele boia ou afunda?
Como usar termolina leitosa em papel?
Quais são os três tipos de modalidades que encontramos no Circo?