A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.
Bronquiolite é definida como o primeiro evento de sibilância (chiado) associado a uma infecção por vírus em crianças menores de 2 anos. Inúmeros vírus podem ser responsáveis, porém destaca-se o vírus sincicial respiratório (VSR).
Testes virológicos: O diagnóstico etiológico de bronquiolite pode ser confirmado através de secreções do aspirado nasofaríngeo, que são as amostras mais fidedignas para a identificação do VSR.
Além dele, o rinovírus, parainfluenza, bocavírus, adenovírus, influenza, coronavírus, metapneumovírus e as bactérias Mycoplasma e Bordetella também são transmissores. A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato.
A bronquiolite obliterante é um tipo de doença pulmonar crônica em que as células do pulmão não conseguem se recuperar após uma inflamação ou infecção, havendo obstrução das vias respiratórias e causando dificuldade para respirar, tosse persistente e sensação de falta de ar, por exemplo.
A bronquiolite normalmente melhora de 3 a 7 dias, entretanto, se a criança ou bebê estiver apresentando muita dificuldade para respirar, afundamento dos músculos da costela ou boca e dedos roxos, recomenda-se procurar rapidamente um atendimento médico de um hospital.
Se a bronquiolite não for tratada, pode provocar desidratação, insuficiência respiratória e evoluir para pneumonias, quando outras áreas dos pulmões são afetadas por micro-organismos.
O que é bronquiolite aguda? Trata-se de uma infecção viral, que acomete a parte mais delicada do pulmão dos bebês (os bronquíolos). Essas estruturas do organismo são a continuidade dos brônquios, que distribuem o ar para dentro dos pulmões.
"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.
A bronquiolite é predominantemente uma infecção viral do trato respiratório, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o agente mais frequente.
A intensidade dos sintomas típicos da bronquiolite costumam variar de criança para criança. Algumas podem apresentar poucos sintomas ou sintomas mais leves em comparação a outras. Como identificar uma bronquiolite? A bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória.
Como bronquiolite é quase sempre causada por uma infecção viral, antibióticos - que são utilizadas para o tratamento de infecções causadas por bactérias - não são eficazes nesses casos. Se o seu filho tem uma infecção bacteriana associada à bronquiolite, como a pneumonia, por exemplo, o médico poderá prescrever um antibiótico específico.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de bronquiolite são: 1 Cefanaxil 2 Clindamin-C 3 Leucogen 4 Meticorten 5 Mucosolvan
Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos. O principal fator de risco para a bronquiolite é a idade. A doença só atinge crianças até os dois anos de idade, mas quanto mais jovem a pessoa for, mais riscos ela tem de contrair a doença.
Como ganhar dinheiro no PagBank de graça?
O que pode ser feito para melhorar a saúde pública?
Como selecionar o certificado digital no PJe?
Quais os cuidados do banho no leito?
Como informar que o candidato foi aprovado na entrevista?
Como atualizar endereço na Secretaria da Fazenda?
Como aumentar seguidores rápido?
Como ganhar um tênis da Nike de graça?
Como alterar endereço na Página do Facebook?
Como é ter transtorno problema mental na sociedade atual?
Como mudar o endereço de IP da Net?
Quais são as leis que regem a segurança do trabalho?
Como gastar dinheiro conscientemente?
Como gastar a energia do corpo humano?
Como fazer rescisão retroativa dentro do E-social?
O que é a segurança alimentar no Brasil?