Ouça este artigo: É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado.
Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.
Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.
Uma molécula quiral não se sobrepõem à sua imagem espelho (pense em sapatos, que são específicos para o pé direito e esquerdo). Uma molécula aquiral se sobrepõe à sua imagem espelho (pense num taco de basebol, que pode ser usado em qualquer mão).. Versão original criada por Jay.
O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.
23 curiosidades que você vai gostar
O termo quiralidade (atributo geométrico), é aplicado na química orgânica para definir um objeto que não pode ser sobreposto à sua imagem especular (espelho), ou seja, um quiral. Já um objeto aquiral a sua imagem especular pode ser sobreposta a sua imagem original.
Como vimos, o corpo humano, e os organismos vivos, tem uma preferência biológica por um determinado enantiômero. Os fármacos tem atividade biológica, e por isso, quando quirais, apenas um enantiômero atua como fármaco eficaz, enquanto o outro pode não ter efeito algum, ou ainda, pode ser um poderoso veneno.
É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...
Com a fórmula estrutural do composto, os passos para realizar a identificação de um ou mais carbonos quirais na estrutura seriam:Numerar os carbonos da cadeia, de preferência a partir do carbono mais próximo do grupo funcional. ... Desconsiderar alguns carbonos. ... Verificar os ligantes dos carbonos restantes.
Quais os aspectos culturais da Espanha?
Como é o funcionamento de uma orquestra?
O que é ginástica artística texto?
Como funcionam as instituições financeiras?
Como surgiram os países desenvolvidos?
Quem pode ser conselheiro de administração?
Por que surgiu a Pedagogia de projetos?
Porque contratar uma fábrica de software?
Como funciona uma escopeta calibre 12?
Quando surgiu o teste psicológico?
Quando surgiu os direitos dos homens?
Onde surgiu os direitos políticos?