Calda de fumo e sabão Serve para combater pulgões, lagartas, ácaros e cochonilhas.
A maneira mais simples de preparar a calda de fumo é dissolver 50 gramas de sabão em barra em dois litros de água quente e completar o volume para 15 litros com água fria. Nessa solução, misture um quilo de folhas e talos de fumo picados e deixe em repouso por 24 horas.
Calda de fumo (nicotiana tabacum L.) e sabão. Esta calda é recomendada para controle de pulgões, percevejos, vaquinhas, cochonilhas e grilos que podem causar danos em plantas frutíferas e hortícolas.
Como preparar: Ferver um litro d água com 20g a 25g de fumo de corda picado durante meia hora. O fumo deve ser bem forte. Coar em pano fino e juntar 4 litros de água limpa. Pode-se também colocar 100g de fumo em 4 litros de água e deixar de infusão durante a noite, usando na manhã seguinte.
Preparo: misture 100g de fumo em corda cortado em pedacinhos com 1 litro de álcool. Junte 100g de sabão e deixe curtir por 2 dias. Aplicação: para pulverizar plantas utilize 1 copo do produto em 15 litros de água. Receita 3 – controle de vaquinhas, pulgões, cochonilhas, lagartas.
24 curiosidades que você vai gostar
Sevin 480 SC: A melhor alternativa para o manejo e controle da vaquinha (Diabrotica speciosa) na cultura da batata – Gowan Brasil.
As vaquinhas são vetores de viroses em diversas culturas como o melão, o feijão catador (caupi) e feijão comum. Uma maneira de controlar a vaquinha é usar o próprio inseto contra si mesmo, além de plantas repelentes.
Primeiramente, você deve pulverizar o fumo líquido uniformemente por toda a planta, mantendo uma distância de 30 cm entre o bico do pulverizador e a planta. Os melhores horários para pulverizar o produto se dá entre o final da tarde e o início da manhã.
Misture um pouco dessa água de sabão na calda de fumo de corda e pronto! É só borrifar no jardim ou na planta infestada. Com esse método, o líquido preparado vai matar as cochonilhas por asfixia, já que ele cria uma película protetora sobre elas que impede a respiração do inseto.