Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
A caatinga é um bioma brasileiro de clima semiárido localizada no Nordeste. ... O nome caatinga é de origem tupi-guarani e significa “mata branca”, devido ao aspecto esbranquiçado dos troncos de árvore em virtude do clima seco.
A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
Caatinga arbórea: composta por florestas que apresentam árvores que podem atingir até 20 metros de altura. Caatinga arbustiva: composta por árvores baixas com até 8 metros de altura, como o xique-xique e a macambira. Mata seca: composta por florestas situadas próximo de encostas e topos de serras.
Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores.
29 curiosidades que você vai gostar
A caatinga é um bioma que se concentra na região nordeste do Brasil. ... Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A Caatinga é um bioma brasileiro cujo nome tem origem tupi-guarani, significando “floresta branca”. ... Dentre as espécies pertencentes à flora da Caatinga, podemos citar o mandacaru, o umbuzeiro e o juazeiro. Dentre as espécies pertencentes à fauna, podemos citar o gavião-carcará, o mocó e a arara-azul-de-lear.
As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais. Já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes. ... Inúmeras espécies se encontram ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o tatu-bola e o soldadinho do araripe.
O domínio morfoclimático da caatinga está localizado principalmente no interior da região nordeste, no chamado sertão nordestino. ... O relevo é baixo, sendo dominado por depressões, especialmente no sertão, embora em suas bordas possamos encontrar outras formações como os planaltos.
Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. ... Apresenta plantas de pequeno porte em comparação ao restante da vegetação da Amazônia e que costumam ser hidrófilas, ou seja, adaptadas à umidade.
Características do Pantanal
O Pantanal apresenta grande integração de outros biomas, podendo ter áreas de ocorrência com o Cerrado, a Caatinga, e florestas tropicais. Entretanto, a principal característica desse bioma é sua planície inundada, sua marca registrada no Brasil.
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. ... Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Resumo sobre a Caatinga
Localiza-se nos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. É um dos biomas mais ricos e diversos do Brasil, com grande quantidade de espécies endêmicas, sendo o único bioma exclusivamente brasileiro.
São apontadas três características que identificam a Caatinga, em relação aos demais biomas brasileiros: clima semiárido, bordejado por áreas mais úmidas, localizado na Região Nordeste e região norte de Minas Gerais; flora com adaptações a esse clima (caducifolia, herbáceas anuais, suculência, acúleos e espinhos, ...
De acordo com os dados do monitoramento, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste e ao setor siderúrgico de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima. Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies, sendo 1.000 delas do estrato arbóreo-arbustivo e 2.000 do herbáceo-subarbustivo.
A Caatinga é muito variável floristicamente, dependendo do regime de chuvas e do tipo de solo. Essa floresta é considerada arbórea ou arbustiva, formada por árvores e arbustos baixos com galhos retorcidos, ervas rasteiras e cactos.
Aroeira, angico, juazeiro, caroá, xique-xique, mandacaru, palma, cacto, catingueira, sabiá, jurume branca, jurema preta, ipê roxo, cumaru, carnaúba, malícia, malva branca, jitirana, coroa-de-frade, facheiro e palminha. Mandacaru: espécia vegetal típica da flora da Caatinga.
O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...
O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. A vegetação também é arbórea, ou seja, é formada por arbustos e árvores de tamanho pequeno, que não costumam passar de 20 metros de altura. ... A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas.
A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. No Cerrado, são encontrados onze principais tipos de vegetações, os quais apresentam grande variedade de espécies. A vegetação desse bioma é distribuída em três formações: Formações Florestais.
De forma geral, os solos são ricos em minerais, garantindo a fertilidade nesse ambiente. Por isso quando chove as regiões secas se transformam rapidamente e dão lugar a gramíneas e árvores cobertas por folhas. A decomposição de matéria orgânica no solo da Caatinga é prejudicada pelo intenso calor e luminosidade.
A floresta Amazônica é dividida ou classificada em mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.