O botulismo é uma doença que se caracteriza por paralisia muscular e tem, como causa, a toxina produzida pelo Clostridium botulinum, uma bactéria encontrada no solo, em alimentos e em fezes de animais sob a forma de esporos, ou seja, de estruturas resistentes que se formam em condições desfavoráveis.
A contaminação do palmito em conserva pode causar o botulismo, uma intoxicação causada por uma bactéria encontrada no solo e nos alimentos e que pode provocar a morte.
O problema em dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil.
O diagnóstico laboratorial é baseado na análise de amostras clínicas e de amostras bromatológicas (casos de Botulismo alimentar). Os exames laboratoriais podem ser realizados por várias técnicas, sendo a mais comum a detecção da toxina botulínica por meio de bioensaio em camundongos.
A administração de uma ampola de 10ml de antitoxina botulínica trivalente, por via intravenosa, resulta em níveis séricos de anticorpos do tipo A, B e F suficientes para a neutralização da toxina circulante nos pacientes com botulismo.
O que posso medir com um multímetro?
Qual deusa nasceu da cabeça do pai?
Quanto de nicotina tem um pod?
Porque não pode comer a parte branca da melancia?
O que acontece depois que o alimento é engolido pela planária?
Quantos zeros tem um bilhão de reais?
Qual é a importância dos microrganismos para o meio ambiente?
Quais são os cortes dianteiros?
Quais são as estratégias para decodificar palavras?
Quem faz o controle da pupila?
Como funciona a drenagem de um terreno?