Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender" (LUCKESI, 2005).
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. Isso não quer dizer que se o aluno não aprendeu, o professor não ensinou adequadamente.
A pedagogia do exame está centrado nos resultados, na verificação das notas, e de como estão os alunos no que se refere aos processos de promoção. O que realmente importa é as estatísticas, sendo elas suficientes, pois demonstram um quadro global do aluno no seu processo de promoção ou não nas séries de escolaridade.
O professor ensina uma coisa, o estudante entende outra; ensina de uma forma e solicita que seja colocada em prática de outra; ou não usa atividades inseridas no contexto do aluno.
O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. ... Em síntese, avaliar a aprendizagem escolar implica estar disponível para acolher nossos educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua Page 7 trajetória de vida.
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.
“Classificatória é classificar somente por meio de notas; alunos que sabem ou não. Formativa: constrói junto ao aluno o conhecimento, por meio de várias estratégias, que não sejam apenas notas”. “Avaliação Classificatória – o aluno é classificado pelos que são “bons” e pelo que são “ruins”.
LUCKESI, C. C. A escola que queremos: instância onde a Pedagogia se faz prática docente.
A pedagogia do Exame Esta atitude não tem nada a ver com o significado dos conteúdos escolares, mas sim com o disciplinamento social dos educandos sob a égide do medo. Segundo Luckesi, Comênio dizia que o medo é um excelente fator para manter a atenção dos alunos.
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
Quais os esportes recomendados ao biótipo Mesomorfo?
Quais são os pontos positivos da biomassa?
Por que algumas pessoas atraem mais pernilongos?
Qual a melhor tintura de farmácia?
Como funciona a adição de fração?
Quem é a pessoa que mais línguas falam no mundo?
Quais são os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza?
Qual a vantagem de tomar cerveja puro malte?
Quais os locais de aplicação endovenosa?
Qual o contraste utilizado na Hemodinamica?
Quais os 3 tipos de avaliação física?
Quais são os 7 signos mais vingativos?
Quem inventou o avião Santos Dumont ou os irmãos?
Qual o mês mais barato para viajar para Foz do Iguaçu?
Quais os tipos de aspergilose?