Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e/ou mestrado em arteterapia.
A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.
A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. O presente artigo aborda a arteterapia tendo como objetivo refletir sobre a arte como instrumento de trabalho no campo específico da Psicologia.
A arteterapia pode ser definida como uma disciplina com especificidades e limites concretos. É uma ajuda – terapia para alguns – que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa. Os objetivos da arteterapia são os mesmos dos da psicoterapia.
Durante a sessão de arteterapia a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc). Variados autores definiram a Arteterapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão.
18 curiosidades que você vai gostar
O preço em média de um aula de arteterapia é de R$ 67. Ele pode variar de acordo com alguns fatores, são eles : as competências adquiridas pelo professor de arteterapia.
O arteterapeuta pode atuar em ONGs, consultórios, CREAS, CRAS, presídios, instituições de recuperação social, em educação e saúde. De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT), profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se especializar para atuar na área.
Surgindo com influencias das teorias de Freud e Jung, vendo a expressão da arte como manifestação do inconsciente, a arteterapia possui várias abordagens, tendo como principais a Psicanalítica, Junguiana e Gestaltica, porém, ambas visam a potencialização dos sujeitos ou grupos, tendo como meios utilizáveis desenho, ...
A Arteterapia tem sua origem na Antroposofia de Rudolf Steiner segundo o qual o Homem é considerado um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo, onde através dos elementos (cor, forma, volume, disposição espacial, etc) na terapia artística, possibilita que a pessoa vivencie os arquétipos da criação, ou seja, re- ...
A Arteterapia surgiu a partir do entrelaçamento entre a arte e a terapia, que remete ao século XIX, quando o auxílio da arte no tratamento da saúde mental foi explorado por alguns psiquiatras. A Arteterapia tem seus primeiros movimentos na análise simbólica com Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.
Os arteterapeutas podem vir de diversas áreas do conhecimento: Educação: professores, pedagogos etc. Social: assistentes sociais, educadores etc. Arte: artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc.
A arteterapia pode ser aplicada à todas as faixas etárias, sendo em níveis terapêuticos ou educativos. Sendo que, no último caso, seria voltada para o desenvolvimento educativo em si. Em relação ao nível criativo, a modalidade escolhida deve ser construída junto com o paciente.
Quais as bases da arteterapia? ...
Pintura. ...
Desenho. ...
Contação de histórias. ...
Dança. ...
Música. ...
Escrita criativa. ...
Autoexpressão e comunicação.
Quais são as artes mais usadas pela arteterapia? A arteterapia pode ser aplicada em diversos setores e ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade. Atualmente, os modelos de arte mais usados para essa terapia são: pintura, música, teatro, dança, desenho, culinária e costura.
O grupo percebeu que a arteterapia minimiza os efeitos negativos da doença mental na questão emocional que naturalmente surgem com a doença, tais como: angústia, estresse, medo, agressividade, isolamento social, apatia, entre outros.
“a arteterapia tem possibilitado aos usuários a vivência de suas dificuldades, conflitos, medos e angústias de um modo menos sofrido. Configura-se como um eficaz meio para canalizar, de maneira positiva, as variáveis do adoecimento mental em si, assim como os conflitos pessoais e com familiares.
A presença da arte, como os ateliês de pintura e escultura, oficinas de dança, literatura, música, entre outros, nas instituições psiquiátricas, facilita a expressão criativa do sujeito e pela qual os doentes podem recorrer como uma forma de se comunicar com o mundo e de se reestruturarem internamente.
Para que o profissional seja reconhecido como arteterapeuta pela associação do estado em que reside, é necessário que curse uma formação ou especialização que possua o currículo mínimo e a carga horária mínima estabelecida pela União Brasileira de Arteterapia (UBAAT).
Pós-Graduação – Arteterapia
Educadores, artistas, profissionais das áreas da saúde, educação, cultura, e demais interessados, graduados nas respectivas áreas de atuação.
Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).
(3)
Universidade FEEVALE. (2)
UNIP - Universidade Paulista. (2)
UNIFIEO - Centro Universitário FIEO. (1)
FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde. (1)
FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo. (1)
UNIITALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro. (1)
USS - Universidade Severino Sombra. (1)
A terapia ocupacional atende desde recém-nascidos até idosos. “Qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional”, explica Tatiana Pedroso, terapeuta ocupacional da Rede Lucy Montoro.
O QUE É ARTETERAPIA
“A Arteterapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.
O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais.
Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. ... Para atuar na área é necessário ser graduado no curso Terapia Ocupacional e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).
Como se faz o sorteio de uma rifa?
Qual é o melhor tipo de propaganda?
Quais os principais elementos da interface inicial do LibreOffice Calc?
Como podemos sentir Deus em nossa vida?
Como tirar segunda via de carteira de identidade?
Como tirar o extrato da maquininha rede?
Como tirar a Pré-visualização do Teams?
Como desativar o sistema de segurança do Google Chrome?
Como arrumar a nova atualização do iPhone?
Como organizar cobertores no guarda-roupa pequeno?
Como Organizar os produtos de limpeza no supermercado?
Como conseguir doações para eventos da Igreja?
Como tirar fotos perfeitas sozinha no celular?
Como tirar a Guia de Previdência Social?
Como organizar guarda roupa pequeno de adolescente?
Como imprimir CPF no site da Receita Federal 2020?