ANATOMIA RADICULAR. A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para a absorção de água e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticas.
A raiz é caracterizada como um órgão cilíndrico, aclorofilado que se distigue do caule por não se apresentar dividida em nós e internós e por não formar folhas ou gemas. No interior da semente, o embrião consiste de um eixo hipocótilo-radicular,com um ou mais cotilédones na sua parte superior (Fig.
Em corte transversal da raiz observam-se três zonas:epiderme: uma camada externa de células (ao nível da zona pilosa contêm os pêlos radiculares)zona cortical: formada por parênquima com células esféricas com meatos entre elas, com funções, geralmente, de reserva de substâncias.
Externamente, a raiz distingue-se do caule por não apresentar nós e internós, nem gemas laterais ou folhas, salvo poucas exceções como, por exemplo, as raízes gemíferas (raízes subterrâneas superficiais que apresentam gemas, capazes de regenerar a parte aérea).
A raiz é uma estrutura encontrada nos vegetais que atua principalmente na fixação do vegetal ao substrato e na absorção de água e sais minerais. Vale salientar, no entanto, que as raízes podem desempenhar outras funções, como funcionar como órgãos de reserva.
40 curiosidades que você vai gostar
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.
A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação).
A principal diferença entre caules e raízes é que os caules possuem meristemas laterais para formar ramos, folhas, galhos e raízes adventícias, enquanto a raízes não apresentam meristemas laterias. A raiz só possui meristema apical. O caule possui meristema apical e meristemas laterais.
O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.
São raízes que ficam sob o solo e possuem várias formas, permitindo assim uma sub-classificação: axial ou pivotante, ramificada, fasciculada e tuberosa.Raiz Axial ou Pivotante. ... Raiz Ramificada. ... Raiz Fasciculada. ... Raiz Tuberosa. ... Raiz Estranguladora. ... Raiz Grampiforme ou Aderente.
Partes da raizCoifa: Função de proteger a raiz do atrito com o solo e o ataque de micro-organismos. ... Zona lisa: Também denominada zona de crescimento, é a parte onde ocorre o alongamento vertical e crescimento da raiz.Zona pilífera: Denominada também como zona de absorção.
As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias.
A seguir, cada elemento será abordado separadamente.Índice. O índice, portanto, é o elemento que caracteriza a operação da radiciação, definindo o tipo de raiz desejada. ... Radical. ... Raiz. ... Radicando. ... Quadrado perfeito. ... Quadrado imperfeito. ... Raiz quadrada exata. ... Raiz quadrada não exata.
Quais são as principais raízes comestíveis?Mandioca. Também conhecida como aipim e macaxeira, dependendo da região do país, essa raiz é cheia de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. ... Cenoura. ... Beterraba. ... Batata-doce. ... Rabanete. ... Inhame. ... Gengibre. ... Sopas.
- Raízes tuberosas: Raízes caracterizadas pelo espessamento devido o grande acúmulo de substâncias de reserva, principalmente carboidratos, como os grãos de amido. A reserva ocorre normalmente no tecido parenquimático. Entre as espécies que possuem esse tipo de raiz podemos citar a mandioca e a cenoura.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.
Características do caule
O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.
Anatomicamente uma folha é revestida por epiderme uniestratificada (uma camada), delimitando uma região interna (o mesófilo) formada por células parenquimáticas com grande concentração de cloroplastos.
A estrutura primária do caule, geralmente, apresenta quatro regiões de fora para dentro: epiderme, córtex, sistema vascular e medula.
As raízes são órgãos vegetativos, geralmente subterrâneos, responsáveis pela fixação mecânica dos vegetais ao substrato. Elas têm como função fisiológica principal a absorção de água e sais minerais essenciais ao desenvolvimento da planta.
As plantas apresentam diferentes tipos de raízes como resultado das mudanças adaptativas que sofrem para permanecer no ambiente. As raízes fasciculadas são encontradas nas plantas monocotiledôneas. Elas originam-se de um ponto de onde partem ramificações finas e aproximadamente do mesmo tamanho.
O caule é um órgão do corpo do vegetal que conecta as raízes até as folhas, garante a sustentação da planta e permite a elevação das folhas, flores e dos frutos. Alguns tipos de caule estão relacionados ainda com a reserva de nutrientes e a realização de fotossíntese.
As células do periciclo também se diferenciam e auxiliam na formação mais externa, conhecida como felogênio. Este possui grande capacidade de divisão celular, gerando feloderma (região mais interna) e súber (região mais externa), que contribuem para o crescimento em espessura da raiz.
O radical (símbolo em vermelho) indica que se trata de uma radiciação, e o índice caracteriza a operação, isto é, o tipo de raiz que estamos trabalhando. Em geral, o radicando é o número sobre o qual somos questionados, e a raiz é o resultado.
Ela ajuda a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes.
Pode lixar unha de filhote de cachorro?
Qual a idade da Twilight Sparkle?
Como ir de Hogwarts para Hogsmeade?
Como foi o acidente de Boechat?
O que foi o Imperialismo na África e na Ásia?
Como se escreve a palavra cerveja Schin?
Quando o socialismo foi implantado na China?
Qual o correto Munck ou munque?
Como foi o acidente que matou Júlia?
O que significa a palavra Twist?
Como tirar encardido de automóveis?
Como foi a morte do ator Caio Junqueira?