Análise linguística é a prática de decomposição de uma determinada língua com o objetivo de compreender seus traços distintivos, significativos e seu funcionamento.
A principal característica da análise lingüística é:
aquisição da estrutura formal de prestígio social. busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial. ... atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
“O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere ...
Essencialmente, a prática de análise linguística não poderá limitar-se à higienização do texto do aluno em seus aspectos gramaticais e ortográficos, limitando- -se a correções . Trata-se de trabalhar com o aluno o seu texto para que ele atinja seus objetivos junto aos leitores que se destina (GERALDI,1984, p. 74).
33 curiosidades que você vai gostar
A análise linguística aparece como uma alternativa didática para dar suporte às práticas de leitura e produção de textos, possibilitando uma reflexão ativa e consciente dos fenômenos gramaticais, textuais e discursivos.
Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.
Os resultados apontam que o trabalho de análise linguística na sua relação com a leitura ajuda a ampliar as capacidades linguísticas e discursivas dos alunos, tornando-os leitores capazes de produzir sentidos. Palavras Chaves: Análise Linguística, Leitura de Crônicas, Produção de Sentidos.
Dessa forma, Geraldi (1997) classifica a análise linguística em dois tipos de atividades: epilinguísticas e metalinguísticas.
A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. ... Diferentemente da linguística, entretanto, a semiótica também estuda sistemas de signos não linguísticos.
Perez (2004) afirma que a análise semiótica é uma forma de investigação que tem como objetivo mapear e analisar as interfaces do fenômeno analisado, tendo como propósito a descoberta de cadeias de interpretações possíveis, além de dar subsídios para o estudo de processos comunicacionais envolvendo mensagens verbais, ...
A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.
A análise linguística se diferencia, em diversos aspectos, do ensino tradicional de gramática, conforme mostra o quadro abaixo (MENDONÇA, 2009, p, 207): ... Fragmentação entre os eixos de ensino: as aulas de gramática não se relacionam neces- sariamente com as de leitura e de produção textual.
Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.
Nesse sentido, a língua pode ser definida como um sistema composto por elementos denominados de signos linguísticos. Estes são encadeados para formar um todo organizado de modo que cada signo é definido linguisticamente em relação com os outros signos do sistema de acordo com a sua ordem ou função.
A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE: ... o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.
Para fazer a análise linguística é necessário seguir algumas etapas: a segmentação (dividir as partes), discriminação (observar em que se diferem), comutação (comparar os signos linguísticos para observar sua recorrência em determinada posição e o porquê desta recorrência em uma forma e não em outra) e a explicação/ ...
1. Elementos linguísticos. Qualquer elemento que compõe um texto. Desde as palavras até a pontuação, sinais etc.
Os recursos linguísticos são formas usadas para expressar experiências comuns de forma original, motivada ou poética em um discurso. Para atingir esse propósito, figuras de linguagem ou estilo são empregadas para valorizar um texto de modo com que esse comunique seu conteúdo com uma linguagem mais expressiva.
QUESTÃO 4 São características de um ensino de língua voltado para a prática da análise linguística: a ) ênfase nos conteúdos gramaticais como objetos de ensino, metodologia transmissiva, baseada na exposição dedutiva.
Para as autoras, a reflexão linguística está a serviço: (i) da reescrita do texto pelos alunos (em especial); (ii) da construção de competências de escrita e leitura; e (iii) da construção de conhecimentos sobre a língua portuguesa (conhecimentos sistemáticos, mas articulados aos usos da língua).
Daí a importância dos projetos de educação linguística voltados para a ampliação da competência comunicativa dos alunos. No domínio do ensino da produção de textos orais e escritos, Schneuwly e Dolz (2004) situam o gênero como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares.
Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.
As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.
Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Como saber se tenho cartão de crédito no meu nome?
Como tirar o disjuntor do quadro de energia?
Como funciona a marcha reduzida no caminhão?
Como verificar vazamento de gás na geladeira?
Qual o detergente que é neutro?
Qual a diferença entre o esqueleto masculino e feminino?
O que pode causar ansiedade social?
Onde vejo o código interno do RG?
Como tirar a ordem aleatória do Spotify 2020?
Tem como recuperar dente furado?
Quando o eletroencefalograma da alterado?
Como saber se a carga do elemento é positiva ou negativa?
Como consultar extrato do PIS pelo CPF?