Filosofia do amor é o campo da filosofia social e ética que tenta explicar a natureza do amor.
Ele é definido por Platão como um amor ligado à ideia do desejo. Amar alguém, portanto, significa desejar fortemente aquela pessoa. ... Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.
Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental. Só não poderíamos sofrer tanto por ele”, afirma Douglas Burnham.
Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. ... Logo, o amor é o desejo do belo e do bom.
A importância filosófica se dar porque o AMOR é tão complexo que proporciona uma “rica colheita filosófica”, são tantos as interpretações do amor que acabamos nos envolvendo em uma investigação, análise, discussão, formação e reflexão de ideias. 15) Quais os vários sentidos de "amor"?
35 curiosidades que você vai gostar
Por isso trata-se de um sentimento capaz de curar emocionalmente e produzir efeitos que auxiliam na melhoria da saúde e do bem-estar de quem passa por alguma doença ou dor. Especialistas acreditam que o amor fortalece e faz com que seja possível buscar, dentro de si mesmo, a solução de problemas.
Por isso Nietzsche afirma que é preciso amar “aquilo que é necessário nas coisas”. E as dores são tão necessárias e inescapáveis quanto as alegrias, então é preciso amar a vida integralmente. Aceitar a fatalidade e a finitude é viver plenamente, e não pela metade.
Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. ... Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia.
O amor de Aristófanes é o “desejo e a procura do todo”, a procura da unidade. É o amor além da união sexual, um amor de alma, um amor que não admite distâncias, que quer ficar junto, pela vida fora. É um amor cúmplice, de duas partes que se fundem, de dois que formam o uno.
Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.
"Há pessoas que nunca ficariam apaixonadas se nunca ouvissem falar no amor." La Rochefoucauld, Máximas. "Na vingança, como no amor, a mulher é mais bárbara do que o homem." Nietzsche, Além do bem e do mal.
Frases de Platão
Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal. ...
A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. ...
Onde não há igualdade, a amizade não perdura. ...
Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.
É um amor que supera todas as diferenças, aceitando cada um com sua respectiva peculiaridade e quando existe alguma distância, logo chega a saudade. É um sentimento tão forte que nos leva a cometer os mesmos erros, apenas para não ver a tristeza tocar em nenhum deles.
A visão de Schopenhauer em relação ao amor é que este sentimento nada mais é do que um impulso da própria espécie humana, ou seja, algo utilizado para que as pessoas possam encontrar um par para dar continuidade à espécie. ...
Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos. Amo-te como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma. Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. ...
Do latim sentire, perceber pelos sentidos. 1. No sentido genérico, tanto pode designar o estado afetivo de alguém tendo por objeto uma pessoa (ex.: sentimento de inveja) quanto a paixão ou emoção superior (ex.: o sentimento estético).
No Fedro, o amor é explorado através dos discursos de Lísias e Sócrates, sendo discutido o aspecto paradoxal do eros, que tanto pode oferecer bem aventuranças aos amantes, quanto pode desgraçá-los. O diálogo também expõe o uso da linguagem aliada à verdade e a sabedoria como uma das formas de amor.
Um portanto é o amor no que é sadio, e outro no que é mórbido. Para Erixímaco, portanto, a arte do amor é a arte do equilíbrio e da manutenção saudável das forças do bem e do mau.
O sentimento que dá base para a vida. Para qualquer relacionamento dar certo, o essencial é mesmo o amor. Afinal, com ele vem sempre o respeito, a liberdade, a empatia, o carinho e a compreensão. O amor é o início de tudo, mas jamais será o fim.
O amor platônico
Platão falava do amor pela sabedoria como o mais perfeito e puro conceito de amor. Portanto, o amor platônico não corresponde a uma idealização de uma pessoa, mas sim a alcançar a sabedoria, um tipo de beleza espiritual.
Esqueça de vez essa pessoa que não quer saber de você e seja mais feliz.
1 - Tenha mais amor próprio. ...
2 - Pare de idealizar a perfeição que não existe. ...
3 - Fale com alguém sobre o que sente. ...
4 - Saia para conhecer novas pessoas. ...
5 - Espere o tempo fazer o trabalho dele.
Segundo Platão, a imagem da bel e- za desperta no homem o amor, e este é o que lhe permite apreender, ou pelo menos se aproximar da beleza divina, posto que o amor é o que leva a alma a refletir sobre as coisas belas.
"A vida é antes de tudo uma capacidade de acumular forças", explica Rosa Dias. "Ela é essencialmente o esforço por mais potência, e para isso precisamos ser instruídos." Portanto, para Nietzsche, a Educação deveria se especializar em formar personalidades fortes, não homens teóricos ou pessoas ilustradas.
No estoicismo e na filosofia de Friedrich Nietzsche, significa ou trata-se de aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e dolorosos – aceitação que só um espírito superior é capaz. ...
O Amor Fati é a fórmula do estoicismo para a grandeza humana. “Aceite as coisas que o destino lhe trás, e ame as pessoas que o destino te aproxima, mas faça isso de todo o seu coração“.
Quanto se ganha no Adobe Stock?
Qual o tema preferido das obras de Frida Kahlo?
Como me inscrever no EJA online?
O que é preciso para me cadastrar no MEI?
O que é plataforma digital escolar?
Qual a ordem para ler CS Lewis?
Como ler 100 livros em um ano?
Qual é o maior número que se pode formar com cinco algarismos?
Como está indo a audiência de Gênesis?
Qual o processo evolutivo da música?
Como ocorreu a evolução dos mapas?
Quais foram as fases de criação da União Europeia?
O que fotografar com uma lente 50mm?
Porque o continente americano passou a ser chamado de Novo Mundo?