Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar.
Tipos de alongamento
Um Alongamento Passivo Estático é toda uma ação que provoca distanciamento das inserções musculares por meio de uma força externa até à obtenção da amplitude articular máxima (Freitas,2010) que, ao encontrar o limite, mantém-se num período de 20 a 30 segundos durante 2 / 3 repetições.
São feitos com a ajuda de um elemento externo (um elástico, uma parede ou uma colega de treino). Ideais para aumentar a tolerância ao alongamento durante um longo período. Com o tempo, os seus isquiotibiais vão conservar melhor a flexibilidade a longo prazo.
As principais técnicas de desenvolvimento do alongamento abordadas na literatura são, o alongamento ativo que é estabelecido pela atividade muscular do próprio indivíduo envolvido na ação, sem ajuda externa, visando alcançar o limite máximo da utilização normal do arco articular , o alongamento passivo que não ocorre ...
O exercício ativo significa que o paciente tem que usar a sua própria força muscular para realizar o movimento (sem ajuda de um motor), no exercício passivo o movimento é realizado por um motor.
Os quatro principais tipos de alongamento são: alongamento estático, por inibição ativa, balístico e dinâmico.
1. CONCEITO DE ALONGAMENTO. Alongamento muscular são exercícios físicos para manter ou desenvolver a flexibilidade. ... O alongamento muscular permite modificar o comprimento do músculo, visando manter ao mesmo tempo, características mecânicas e funções neuromusculares.
As principais técnicas de desenvolvimento do alongamento abordadas na literatura são, o alongamento ativo que é estabelecido pela atividade muscular do próprio indivíduo envolvido na ação, sem ajuda externa, visando alcançar o limite máximo da utilização normal do arco articular , o alongamento passivo que não ocorre ...
Atualmente, existem três métodos de alongamento, muito usados nos treinamentos e competições. O mais usado é o alongamento ativo, seguido do alongamento passivo e por último temos o alongamento balístico. Todos têm seus pontos fortes e fracos.
Alongamento ativo É determinado pelo maior alcance de movimento voluntário, utilizando-se a força dos músculos agonistas e relaxamento dos músculos antagonistas. Alongamento por inibição ativa Inibição ativa refere-se a técnicas nas quais o paciente relaxa reflexamente o músculo a ser alongado antes da manobra de alongamento.
Mas, mesmo assim, muitas pessoas acabam por não fazer os alongamentos na frequência e na forma que deveriam, o que pode acarretar problemas maiores no futuro. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a importância de se alongar regularmente e apresentar vídeos com sequências de movimentos para fazer em casa.
Alongamento passivo: Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça, ou com ajuda de alguém. Nesse caso, o controle do movimento pode ser passado para outra pessoa - e por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas.
Tem como colocar energia solar sem ter energia elétrica?
Quais são as principais diferenças entre a gestão de projetos tradicional e a gestão ágil?
Quais as vantagens do branqueamento?
Qual alimento é considerado fruta?
Qual a diferença entre pasteurização e esterilização no leite?
Como fazer um termo de responsabilidade de um menor para outra pessoa?
Como fazer prova de vida pelo aplicativo do INSS?
O que fazer quando não tem termômetro?
Quais os fatores que causam alterações nos alimentos?
Como são classificadas as entidades econômico administrativas?
Quais as consequências negativas da nanotecnologia no meio ambiente?
Quantas vezes José Aldo defendeu o cinturão?