Traduzido de inglês-
Ajuda a caracterizar o lugar ao qual o verbo refere-se por meio da noção de posição e direção. Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”. Exemplos: Demorou, mas chegou longe!
Advérbio de lugar
Aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à esquerda, à direita, de cima, onde, acima, defronte etc. Exemplos: Para chegar ao meu destino, tive de virar à esquerda.
Esses advérbios são utilizados em frases interrogativas diretas ou indiretas. Podem denotar ideias de lugar, de tempo, de modo ou de causa. São os principais: Exemplos: onde, aonde, donde, como, quando, por que.
→ Advérbio de modo
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo. Você foi bem na prova?
38 curiosidades que você vai gostar
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»).
Servem para expressar as várias circunstâncias que cercam a significação verbal.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Os advérbios acrescentam informação circunstancial a uma oração ou palavra. Os advérbios de tempo são aqueles que fornecem informação temporal. Estes advérbios, posto isto, fornecem dados que permitem responder à pergunta de sobre quando decorreu, decorre ou decorrerá a ação.
bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc. não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, atrás, detrás, além, aquém, defronte, antes, aonde, longe, perto, algures, nenhures, alhures. O advérbio de lugar indica um espaço ou uma posição, por exemplo: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros. Não pare agora...
As interjeições são unidades cuja forma pode variar muito: Sons vocálicos: “Ah!”, “Ih...”, “Ué!”. Palavras da língua: “Puxa!”, “Eita!”, “Nossa!”. Locuções interjetivas, envolvendo mais de uma palavra: “Cruz credo!”, “Arre égua!”.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Cada tempo verbal possui suas expressões de tempo características. Afinal, elas estão presentes em uma oração para nos ajudar a situar a ação em um determinado espaço de tempo.
em tempo: «expondo-se a; correndo o perigo de; ex.: "atravessou com o sinal fechado, em tempo de ser atropelado"».
Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos, etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.
Significado de Finalmente
advérbio Afinal; que busca colocar um fim em: finalmente chegou ao destino certo. Por fim; de modo final, último: finalmente conseguiu o emprego.
Exemplo: A universidade fica bem perto daqui, depois desse estádio de futebol. Outros exemplos de Advérbios de Lugar: abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.
ADVÉRBIO DE MODO: Como qualquer outro advérbio é uma palavra inalterável que acompanha o verbo ou adjetivo modificando o mesmo. Exemplos: assim, bem, mal, depressa, devagar,e as palavras que terminam em mente. Assim que a aula encerrou, joão correu para sua casa.
Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de ...
Qual a diferença de memória DDR3 e DDR4?
Quais as estruturas encontradas no córtex renal?
Qual Súmula do STJ que veta a ocorrência do bis in idem no direito penal?
Como podemos identificar os direitos sociais?
Porque meu cachorro deita em cima da minha roupa?
Para que serve o óleo essencial de Alecrim?
Quando o crime de tráfico passou a ser hediondo?
O que é preciso para fazer uma boa confissão?
O que é reflexivo na língua portuguesa?
Quais são as enzimas que atuam no duodeno?
Como fazer um orçamento de formatura?
Para que serve o aparelho Roku?
Como colar acrílico com silicone?
Quantas sílabas tem na palavra Leão?