O que é adjudicação do imóvel?

Pergunta de Lorena Leite em 30-05-2022
(35 votos)

Para facilitar a quitação de uma dívida numa execução judicial, o credor tem como opção obter bens penhorados do devedor para satisfazê-la. Essa obtenção de bens é chamada de adjudicação.

O que é adjudicar o imóvel?

No âmbito imobiliário, adjudicação é o processo no qual se estabelece que a propriedade de um bem imóvel se transfere de seu primitivo dono (o transmitente) para o adquirente (o credor), que a partir de então assume sobre ele todos os direitos de domínio e posse inerente a toda e qualquer concessão de bens (alienação).


Quando cabe adjudicação de imóvel?

A ação de adjudicação compulsória é cabível sempre que houver uma recusa ou impedimento pessoal para que se faça uma escritura de compra e venda, permitindo o registro da operação no Registro de Imóveis.

Quando ocorre a adjudicação?

A adjudicação ocorre quando há um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É através dessa ação que se concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém.

O que acontece depois da adjudicação?

inferior ao dos bens, o requerente da adjudicação depositará de imediato a diferença, que ficará à disposição do executado; superior ao dos bens, a execução prosseguirá pelo saldo remanescente.

ADJUDICAÇÃO


33 curiosidades que você vai gostar

Como funciona o processo de adjudicação?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

O que é adjudicação e homologação é que acontece após esses atos?

Adjudicação é o ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação. Homologação é o ato pelo qual é ratificado todo o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários.

Quando cabe à adjudicação compulsória?

Na prática, alguns dos casos que ensejam a ação de adjudicação compulsória são: -Quando houver recusa do vendedor em realizar a escritura de compra e venda; -Quando houver impossibilidade do vendedor realizar a escritura de compra e venda; -Quando o vendedor não puder ser localizado para realizar a outorga.

Quando ocorre a adjudicação no inventário?

Adjudicação e o Inventário com impacto na Lei 11.441/07

É possível que quando existir somente um herdeiro, que seja maior e com capacidade, tenha direito a receber quantia de bens totais, não havendo divisão dos mesmos, lavrando-se a escritura do processo de inventário e adjudicação desses bens.



Outras questões

Qual a relação entre densidade corporal e flutuação?

Qual a taxa da Minizinha?

O que é os metais?

Como repetir missões no GTA San Andreas?

Como imprimir em papel de tamanho personalizado?

Qual Guerra mundial o Brasil participou?

Como imprimir DAE Sefaz-ba?

O que é uma doença Catabólica?

Qual foi o primeiro batismo na Bíblia?

O que mudou na gestão da saúde após a promulgação da Constituição Federal de 1988?

O que faz o comando SFC?

O quê fundamental 2?

O que é seroma tardio?

Quais são as desvantagens do transporte aquaviário fluvial?

Como executar o PJe?

Onde fica o tríceps?

Como se escreve o número 1.300 por extenso?

Onde encontrar o Snorlax?

Quais os males que a melancia pode causar?

Qual deve ser o perfil do professor de Educação Infantil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com