O desenvolvimento de ações educativas nos museus surge como essencial ferramenta, não somente na intenção de chamar o público para o museu, mas de construir informação, possibilitando que as pessoas que ali estejam reconheçam e compreendam a história que estes locais trazem consigo.
Com foco nas áreas da cultura, educação e juventude, a Ação Educativa dedica-se à formação de educadores, de jovens e agentes culturais; à produção de materiais didáticos e metodologias participativas; à difusão cultural; à pesquisa, informação e mobilização social.
A educação museal colabora muito para o processo de preservação da memória, reforçando a construção de identidade de um povo, uma cidade e um país. É por meio dessas instituições que conseguimos manter um pouco de nossa história.
Os museus nos processos pedagógicos podem ser fontes de conhecimento e descobertas. ... O resultado dos processos pedagógicos que ocorre dentro desses espaços é visto na criatividade e acesso à cultura por parte das crianças, bem como na valorização do conhecimento e reconhecimento da arte como algo divertido.
“Museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.
45 curiosidades que você vai gostar
“O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.”
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. ... O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.
A preservação e conservação dos objetos pertencentes aos museus é essencial para manter viva a memória de uma sociedade, pois os objetos trazem consigo informações que revelam nosso passado, nos trazem para o presente e dão pistas que ajudam a construir um futuro.
Os museus têm grande influência do aprendizado e na formação, levando crianças e adultos a grandes descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia. Além de promoverem e gerarem oportunidades de pesquisas e ações em busca da valorização do patrimônio cultural.
Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender determinados acontecimentos. Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. Além da grande quantidade de datas, é preciso lidar com uma análise do passado, o que não é tão palpável assim.
O museu nos dias de hoje
A função primária de uma instituição museológica é contar a história do homem e como a sociedade evoluiu em seu ambiente ao longo dos anos, o que pode ser observado seja qual for o tipo de museu e das peças que compõem seu acervo.
O pedagogo pode desenvolver métodos de interação entre os visitantes e o museu, de modo a melhorar a relação de ensino e aprendizagem entre eles” (S20). “Sim, ele poderia trabalhar desenvolvendo ideias para atrair a atenção das pessoas como brincadeiras, dinâmicas, além da coordenação” (S11).
Prepare cópias das obras da artista e cole na sala de aula, de modo que fique parecido com o museu, expondo as obras referenciando-as. Convide os alunos a visitar a “Exposição Tarsila do Amaral” no “Museu”. As crianças irão brincar de faz de conta que estão visitando um museu.
Além de possibilitar uma série de conquistas para o indivíduo, as práticas educativas têm como intuito priorizar as ações de prevenção, já que o indivíduo que possui conhecimentos e informações sobre a sua saúde tem mais capacidade de cuidar de si, enfrentando menores impactos provocados pelas doenças e promovendo uma ...
A ação educativa muitas vezes resume-se a técnicas e metodologias que façam os educandos desenvolverem habilidades tornando-se assim uma ação técnica. ... cuidados (sustento, manutención), la disciplina y la instrucción, juntamente con la educación.
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo compreende as ações intencionais (planejadas) cuja finalidade (imediata ou futura) é a formação do aluno, segundo os critérios de uma teoria crítica da educação. ... Uma orientação necessária para a formação linguística e comunicativa dos sujeitos da interação.
É essencial que todo acervo tenha controle climático para que haja proteção sobre as variações térmicas e de umidade. Assim como as peças em exposição, aquelas que compõem a Reserva Técnica também devem ser protegidas, exercendo-se sobre elas controle de temperatura e, principalmente, de umidade.
Os museus são locais onde se pode promover ações de estímulo à cidadania, por exemplo, à leitura de objetos e sua ressignificação, criando um vínculo de integração com o patrimônio e promovendo o surgimento de sujeitos mais ativos no que diz respeito ao conhecimento da realidade passada ou atual de um ou mais grupos ...
Quanto às características do museu são apontadas como sendo: o trabalho permanente com o patrimônio cultural, em suas diversas manifestações; a existência de acervos e exposições colocados a serviço da sociedade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer; uso do patrimônio cultural como recurso educacional, ...
A origem etimológica da palavra museu vem do grego e quer dizer musas. As musas eram entidades da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine, a deusa da memória. ... A mudança do conceito de museu está vinculada a um processo histórico, como resultado da mentalidade de uma época.
Definição é uma explicação clara e concisa de alguma coisa, é o significado. Definição é um substantivo feminino. Do latim “definitione” que significa uma exposição com precisão.
Atualmente existe um curso específico para quem quer seguir carreira nessa área.
...
O curso de MuseologiaPatrimônio Natural;Antropologia;Expografia;Conservação de Bens Culturais;Políticas Culturais;Gestão Museológica, entre outras.
– Crie uma forma de agrupar os objetos
Existem diferentes maneiras de agrupar objetos de uma exposição. Isso pode ser feito de acordo com categoria científica, tema ou origem geográfica. Sugestão de atividade: discuta e defina com os alunos como os objetos da exposição podem ser agrupados.
PLANO DE AULA_VISITA_AO_MUSEU
Específicos: Passear pelo Museu; Observar com cuidado todo o acervo; Salientar a importância de todos os objetos ali expostos; Chamar a atenção para o valor emocional que as peças tiveram na vida das pessoas que as doaram; Trabalhar o cuidado e a preservação.
Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
Pode guardar abacate maduro na geladeira?
Como limpar o cabo USB do celular?
Qual a melhor forma de guardar chapéu?
Como limpar piteira de vidro muito suja?
Como saber se o copo e de cristal ou não?
Quanto tempo dura a cebola congelada?
Como saber se recebi auxílio emergencial indevidamente?
Como tirar queimado de bolo no forno?
Qual a melhor forma de guardar cebola?
O que é uma reação Exotérmica cite 1 exemplo?
Como conservar os cogumelos frescos?
Como saber se vai faltar energia Energisa?
Como armazenar brotos de lentilha?
Pode congelar farinha de tapioca?