AÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO DE PASSAGEM. INDENIZAÇÃO. Prova técnica realizada por perito da confiança do juízo, equidistante do interesse das partes, que apresentou os critérios técnicos que levaram à fixação do valor da indenização. Sentença que fixou o valor de acordo com o valor encontrado pelo perito.
SERVIDÃO DE PASSAGEM. ... A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.
A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.
A servidão tem sua constituição com o registro no Cartório de Registro de Imóveis, já a passagem forçada não exige qualquer tipo de registro, e caso haja um registro será tida como servidão. Sua fonte mediata está na lei e no interesse social. Às servidões aparentes caberá ação de usucapião.
A passagem forçada é direito de vizinhança, imposto pela lei, em favor daquele que não consegue atingir via pública, por ter prédio encravado ou insulado. Sendo assim necessita passar pelo imóvel vizinho. A servidão depende do registro e permanece onerando o prédio ainda que haja mudança de proprietário.
18 curiosidades que você vai gostar
A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Só quem possui imóvel pode constituir uma servidão, seja através de contrato, ato de última vontade, sentença, destinação do proprietário e por usucapião, porém, sua existência só será possível com o registro imobiliário.
As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.
O usual nesses casos é uma largura mínima de 2,5 metros.
A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. ... É possível servidão em face de imóveis que não fazem fronteira com o prédio dominante. O dono do prédio serviente não pode embaraçar o exercício legítimo da servidão (art. 1.383 do CC/02).
É um instituto de direito real por meio do qual um prédio proporciona utilidade a outro, gravando o último, que é do domínio de outra pessoa.
Podemos conceituar a Faixa de Servidão como uma faixa de terra que acompanha todo o percurso de um duto, linha de transmissão ou qualquer outro tipo de construção relacionada. ... É importante ressaltar, ainda, que a Faixa de Servidão ainda faz parte do terreno da propriedade, sendo de domínio do proprietário.
SIGNIFICADO DE SERVIDÃO DE PASSAGEM
Servidão de passagem ou de trânsito é um direito, decorrente de um ato de vontade, concedido pelo proprietário de um terreno ao(s) seu(s) vizinho(s) de transitar(em) em local estabelecido em sua propriedade, por conveniência de acesso.
Os direitos de vizinhança são limitação ao domínio, implicando em direitos e deveres recíprocos; já as servidões são direitos reais sobre a coisa alheia, onde o prédio dominante possui prerrogativa sobre o prédio serviente, sem que a recíproca seja verdadeira.
A servidão predial, ou simplesmente servidão, é definida como o direito real sobre coisa imóvel, "constituído em favor de um prédio (o dominante), sobre outro prédio pertencente a dono diverso (o serviente)" 5.
Art. 8º- A largura das estradas, incluindo a faixa de domínio será: a) No mínimo de 20 metros para estrada principal; b) No mínimo de 17 metros para estrada secundária; c) No mínimo de 10 metros para estrada vicinal. Art.
No caso de áreas rurais consolidadas em veredas será obrigatória a recomposição da área de preservação permanente, a partir do espaço brejoso e encharcado, com largura mínima de trinta metros para imóveis...
A formalização imediata da servidão de passagem requer forma escrita, através de Escritura Pública de Cessão de Servidão de Passagem, a qual deve ser firmada no tabelionato e depois averbada na matrícula do imóvel serviente, no Registro de Imóveis.
Portanto, o superficiário do imóvel serviente, voluntariamente, ou não (dependendo do tipo de servidão) cede ao dominante o direito de uso de parte ou de todo o terreno, de forma onerosa ou gratuita, transferindo a posse direta da área objeto da servidão. ...
É a servidão perpétua, no sentido de que tem duração indefinida, ou seja, por prazo indeterminado e nunca por termo verto, perdurando enquanto subsistirem os prédios a que se adere. Porém, nada impede que se constitua, por convenção, servidão ad tempus, subordinada a termo determinado ou a condição.
Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.
A servidão pode ser constituída por ato de vontade, por destinação do proprietário, por decisão judicial e por usucapião.
Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. ... 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.
O art. 1.242 a que a legislação civil se refere é a modalidade ordinária de usucapião. Assim, os requisitos para usucapir alguma servidão, em regra, são: exercício manso, pacífico, incontestado e ininterrupto por dez anos da servidão, animus domini, justo título e boa-fé.
Art. 1.384. A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.
Por que a palavra Um é numeral?
O que significa SS na mensagem?
Quais produtos não precisam de registro na Anvisa?
O que fazer para animar uma pessoa com câncer?
Como salvar o CTT do melhor amigo?
Qual a melhor forma de se organizar financeiramente?
O que mudou no mercado de trabalho com a pandemia?
Pode fazer corrente Russa menstruada?
É errado falar em línguas estranhas na Igreja?
Qual principal componente de um sistema distribuído?
Que tipo de câncer tinha Françoise Forton?
Quantos lactobacilos posso tomar por dia?
Qual a relação dos fungos com os seres humanos e ambiente?
Como estudar gratuitamente em Portugal?
Quais as formas de pagamento no Elo7?