Vertente modernizadora, caracterizada por abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas, voltada a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.
A perspectiva modernizadora do serviço social pode ser vista como uma resposta à crise de legitimidade, isto é, a necessidade de reconceituar o papel funcional e social da área, que adepta ao positivismo tende a adotar uma postura neutra e por vezes inócua para o cumprimento dos objetivos propostos.
Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.
Posteriormente discuti-se as três perspectivas que são apresentadas por Netto no processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
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O primeiro momento trata-se da perspectiva modernizadora; que buscava adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós ...
A reatualização do conservadorismo recusa o positivismo e os incipientes debates sobre a teoria marxiana no interior da profissão, e resgata o traço microscópico da profissão, pois "trata-se de uma cientificidade evanescente, onde, em nome da compreensão , dissolvem-se quaisquer possibilidades de uma análise ...
A nova proposta de intervenção social entre o profissional e o cliente, segundo Almeida, se assenta em três categorias conceituais: a pessoa, o diálogo e a transformação do ser. Segundo Netto (2011), a autora recupera elementos tradicionais da profissão: ênfase no indivíduo, a ação psicossocial e o viés psicologizante.
6. Indique a base de fundamentação teórico ¿ metodológico da reatualização do conservadorismo: Certo Fenomenologia.
O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.
Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas: 1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas).
Diante desse cenário de pauperismo podemos destacar dois entendimentos teórico-metodológicos que emergiriam para a compreensão da Questão Social: 1) resignação, baseado no pensamento de Auguste Comte (1798 – 1857) - positivismo, e 2) a perspectiva supressão da ordem burguesa, baseado no pensamento de Marx e Engels.
Este serviço social tradicional pode ser facilmente caracterizado por seu desempenho profissional assistemático, intuitivo, carente de procedimentos técnico-ciêntificos bem determinados e rigorosos, informado por valores de cunho liberal, voltado a correção(numa perspectiva claramente funcionalista) das chamadas “ ...
Fundamental contextualizar que o método BH está situado no Movimento de Reconceituação do serviço social que tem três fases: Modernização Conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
Já a Assistência Social é uma política pública, que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 compõe o tripé da Seguridade Social Brasileira, junto com a Saúde e a Previdência Social.
O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.
José Lucena Dantas foi o seu principal representante, no qual foi orientado pela teoria funcionalista (teoria que procura explicar os aspectos da sociedade em termos de função).
Algumas delas pleiteando, reforma urbana, defendida pelos Movimentos Page 5 dos Sem-Teto ou Movimento em Luta por Moradia; reforma agrária, com seu maior expoente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), entre outros.
partiram de profissionais inconformados com o resultado apresentado à sociedade, haja vista que o Serviço Social favorecia a classe dominadora e mantinha o proletariado sobe continuada alienação, foram realizados seminários onde importantes documentos foram elaborados visando à renovação dos processos metodológicos, ...
O conceito foi utilizado para explicar o desenvolvimento econômico do país pós-1964, entendido como um processo de modernização que não destruiu os elementos tradicionais, provenientes da antiga sociedade pré-industrial, e no qual os proprietários rurais permaneceram no centro do poder político (ver: Milagre econômico ...
As direções teórico-metodológicas constituídas no processo de renovação do serviço social são: a reatualização do conservadorismo, a perspectiva modernizadora e a perspectiva da intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.
No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
O serviço social é uma prática privativa de profissionais formados. ... Assistencialismo refere-se a uma prática de proteção à indivíduos fragilizados e vulneráveis, por meio de ações como doações, caridade, herança do serviço social tradicional de 1930. Cuja ação era com base na ação social da Igreja.
E, mais do que isso, ser conservador é defender essa ordem tendo por referência valores tradicionais como a ordem, a hierarquia, o autoritarismo, etc. Sabe-se que o Serviço Social é uma profissão que nasceu vinculada ao pensamento conservador (NETTO, 2011a).
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