Como dito, a ultratividade da lei consiste na sua aplicação mesmo após a revogação da mesma, apenas para os casos que ocorreram no período da validade da lei. ... No Direito, uma lei só pode ser retroativa se esta for mais benéfica ao acusado do que a legislação anterior.
Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.
No Brasil, o princípio da irretroatividade maléfica penal está garantido na Constituição Federal de 1988, a qual, em seu artigo 5º inciso XXXIX exige que: "Não há crime sem lei ANTERIOR que o defina, nem pena sem PRÉVIA cominação legal." ...
A extratividade da lei penal implica, portanto, a possibilidade de uma lei disciplinar situação de fato fora de seu período de vigência.
A peculiaridade das leis excepcionais e temporárias são elas, segundo a doutrina majoritária, serem dotadas de ultratividade, isto é, mesmo após o decurso do seu tempo (sua autorrevogação), as pessoas que praticaram crimes na sua vigência poderão, ainda assim, serem punidas.
32 curiosidades que você vai gostar
Lei excepcional é aquela que visa atender a situações anormais da vida social (Fragoso, 2006, p. 126), enquanto a lei temporária aparece no sistema jurídico-penal já com a data do término de sua vigência previamente agendada (Busato, 2013, p. 129).
Para fins de Direito Penal, tem-se que a lei temporária ou lei temporária em sentido estrito, consiste em norma que traz em seu bojo tempo de vigência prefixado. ... 3º do Código Penal que estabelece justamente seu conceito é abrangência.
Extratividade: uma análise sobre a (in)constitucionalidade da combinação de leis penais no tempo em benefício do réu. ... A retroatividade versa sobre a capacidade de determinada lei penal se aplicar a fatos anteriores a sua vigência. 3.1.2.1.
Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). Exemplo disso também ocorre no Direito das sucessões e nos contratos. ... Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa, ao contrário, a lei posterior é que retroagirá.
Como as plantas nascem educação infantil?
Como fazer uma nuvem de palavras no Wordclouds?
Como se organiza estruturalmente Estatuto da Igualdade Racial?
Como nascem os animais ovíparos e vivíparos?
Qual são os benefícios do capim santo?
Como fazer um cronograma esportivo?
Como multiplicar horas em valor?
Dá para usar o Canva no computador?
Como ocorre a inervação da medula adrenal?
Como desbloquear o cartão Sodexo Gift Pass?
Quais são os animais consumidores terciários?
Como usar o capacete de segurança corretamente?
Quantas vezes posso usar o cartão virtual Caixa tem?
Para que serve o caroço do abacate?
Como usar pela primeira vez o cartão?