Freud entende a transferência como sendo um processo que acontece durante a terapia, quando o analisando (paciente) passa a reproduzir para o analista (inconscientemente) padrões psíquicos que o paciente construíra no passado com outras pessoas ou situações.
A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.
Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.
A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos, denota-se, sempre uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes.
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
36 curiosidades que você vai gostar
A transferência é algo comum dentro do consultório, uma vez que sempre é esperada pelos profissionais. Entretanto, a contratransferência recebe uma vigilância constante por parte do analista, que compreende os sentimentos nutridos pelo paciente.
A compreensão da contratransferência surge na psicanálise com o mesmo estigma, como um mecanismo de resistência do analista em função de aspectos infantis recalcados e não elaborados, causando interferência na escuta analítica e na sintonia entre analista e paciente. Portanto, um problema a ser resolvido.
Em poucas palavras, a transferência de aprendizagem se refere à capacidade dos alunos aplicarem as informações e habilidades que retiram dos treinamentos em cenários práticos. A transferência de aprendizagem é importante porque você administra um negócio – e não uma escola.
A transferência é, antes de tudo, transferir sentidos e representações, e que no contexto escolar, de acordo com Santos, (2009) ganha vida na relação professor-aluno, reeditando, no presente, os impulsos e fantasias marcados nos primeiros anos de vida, a partir das relações parentais e fraternais que foram ...
Quando um estudante matriculado na rede pública muda de escola, esse processo é chamado de transferência. Ele pode acontecer porque a família mudou de endereço ou tem interesse em uma escola específica.
Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...
A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.
Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.
Ele observou que o sujeito pode ter a capacidade e a vontade consciente de deixar de renunciar ao seu sintoma e ainda assim não conseguir abandoná-lo, em função de determinados fatores inconscientes. São justamente esses fatores que Freud denominou de resistências.
Uma transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro diretamente de uma conta para outra. Uma transferência bancária ocorre quando uma pessoa instrui o seu banco a enviar dinheiro diretamente para outra conta. Geralmente ela é feita nos caixas eletrônicos ou via internet.
Para que a transferência surja claramente e possa ser analisa- da, dizia Freud em 1912, o analista deve ocupar o lugar de um espelho que só reflete o que lhe é mostrado (hoje, diría- mos o que lhe projeta o paciente).
Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.
514), "[...] a transferência é entendida como uma repetição de protótipos infantis vividos com uma sensação de atualidade acentuada". Nessa relação, está implicada uma relação de amor, uma relação afetiva. Portanto, um professor pode ser um suporte dos investimentos de seu aluno, porque é objeto de uma transferência.
A transferência é um fenômeno psíquico em que todas as fantasias, ansiedades e defesas que compõem o mundo interno são expressas nas situações vividas no cotidiano. ... Embora a transferência não seja específica da relação analítica, ela é incrementada nesta relação.
A transferência de aprendizagem pode ter influência positiva, negativa ou nula na aprendizagem de uma determinada tarefa motora. A transferência positiva acontece quando a experiência com uma habilidade ajuda ou facilita o desempenho da habilidade em um novo contexto, ou na aprendizagem de outra habilidade.
A transferência bilateral, é a capacidade de aprender uma habilidade mais facilmente, depois de ter aprendido a tarefa com a outra mão ou pé. Ou seja, se você chuta com a perna direita, a sua perna esquerda sofre uma transferência bilateral, adquirindo certa habilidade/facilidade com relação a tarefa de chutar (1).
- Prática Maciça: É uma maneira de executar uma tarefa onde o intervalo de repouso entre as tentativas ou grupo de tentativas é muito curto ou inexistente, tornando-a mais contínua.
Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.
Para Lacan a contratransferência seria o conjunto de obstáculos imaginários que se opõem a essa ocupação do lugar do objeto. Assim, como Nasio afirma, o termo contratransferência se define não no interior da relação do psicanalistacom o seu paciente, mas no interior da relação do psicanalista com o lugar do objeto.
A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles.
Como montar um pequeno escritório?
Como a Terra era vista pelos indígenas?
Como é o modo de vida dos povos indígenas?
Como montar cardápio de massas?
Como calcular um lado de um retângulo?
Onde fazer cronograma de estudos?
Como criar um escritório virtual grátis?
Como se apresentar para um comandante?
Como montar um enxoval simples e barato?
Como Apresentar um artigo de outra pessoa?
Como elaborar um cordel em sala de aula?
Como somar os valores de uma matriz?
Como se apresentar para os pais nas aulas remotas?
Como montar um espaço de desenvolvimento infantil?
Como escrever um anúncio de sorteio?
Como saber a situação de um terreno abandonado?
Como montar uma empresa de assessoria em licitação?