O estudo da relatividade prevê que o tempo passa de forma diferente em diversas situações, sendo uma delas representadas pela velocidade, na qual o tempo passa mais devagar para quem navega em alta velocidade.
O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.
Nos dez anos que passou pensando nisso, entre 19, o físico alemão criou a teoria da relatividade geral. Ele imaginou as três dimensões do espaço e a dimensão do tempo juntas, como uma espécie de tecido que nos rodeia e que é deformado pela presença dos corpos celestes massivos, como os planetas e estrelas.
Mais estranho ainda é o que ocorre com o tempo. Se você pudesse viajar na velocidade da luz, experimentaria toda a história do Universo em um instante. Isso por que todas as leis de causa e efeito se quebrariam, e as noções de passado e de futuro não teriam mais sentido.
Leibniz (1646-1716) contrapôs-se a essa visão, defendendo que o tempo não poderia ter existência independente das coisas materiais. O tempo deveria ser algo relativo, e não absoluto, pois o concebemos a partir da ordem sucessiva das coisas.
O ESPAÇO-TEMPO Quanto mais massa, maior a curvatura, maior a distorção do tempo e do espaço. No Sol, o tempo flui mais devagar do que na Terra, com sua massa bem menor. Com isso, o alemão reformou o entendimento da gravidade formulado por Isaac Newton no século 17.
A Teoria da Relatividade, proposta por Einstein no início do século XX, mostrou que o tempo é relativo e mantém uma relação de interdependência com o espaço. De acordo com essa teoria, dois observadores que possuem movimento relativo entre si marcam intervalos de tempo diferentes ao observarem a ocorrência de dois fenômenos sucessivos.
A Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, apresentada há pouco mais de 100 anos, tornou-se um das equações mais famosas do mundo — E = mc². Suas implicações vão muito além do laboratório de Física e, sem a sua descoberta, o mundo moderno e a maneira como o entendemos seria bem diferente.
“A passagem do tempo é relativa, isto é, depende das condições físicas em que você está e de como está o espaço-tempo ao seu redor”, afirma Mateus Ferreira, professor de física do colégio Vértice. O espaço-tempo é como o universo se comporta em relação às distâncias e à passagem do tempo.
A relatividade geral permitiu explicar desde o nascimento do Universo até a órbita dos planetas e os buracos negros. Até hoje, algumas de suas previsões são testadas e confirmadas pelos cientistas, que se surpreendem com a precisão das ideias do físico alemão.
O que são os EPIs Cite 3 exemplos?
Quais são os estilos de dança moderna?
O que é sensação térmica na física?
O que significa a palavra Larry?
O que são os pressupostos recursais?
Quanto tempo demora para sair o vermelho do sol?
O que significa proteína de alta qualidade?
Quais as vantagens e desvantagens da paletização?
Qual é a nomenclatura do etanol?
Qual o conceito do princípio de vulnerabilidade?
Qual a diferença entre lince e caracal?
Qual a melhor marca de relaxamento à base de guanidina?
Por que não tem horário de verão no Nordeste?
O que comer para melhorar bexiga hiperativa?
Qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?