O 5G é a quinta geração da tecnologia de comunicação em rede sem fio. É o sucessor do 4G e do 3G, e tem capacidade para lidar com maiores taxas de dados, com maior velocidade e qualidade. Este é um dos principais objetivos do 5G: criar uma rede mais rápida, inteligente e eficiente.
Sua principal característica e vantagem é aumentar substancialmente a velocidade de tráfego de dados de um ponto a outro, que deverá chegar a ser pelo menos 20 vezes superior às atuais velocidades que usamos no 4G e tornará viável, por exemplo, fazer download de filmes completos em HD em poucos minutos, por exemplo.
O advento do 5G marca um importante avanço tecnológico por dois motivos: Maiores velocidades: o primeiro grande avanço do 5G são velocidades muito maiores de download e upload, principalmente em relação à tecnologia 4G, mas que podem superar até mesmo a internet a cabo via fibra óptica.
Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.
O 5G, quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel, surge para responder algumas das principais demandas de uma sociedade hiperconectada que o 4G já tinha dificuldades em suprir, como o aumento da capacidade de armazenamento, a melhoria da taxa de dados, o aumento da qualidade dos serviços e a diminuição da ...
18 curiosidades que você vai gostar
“A ideia do 5G é fazer uma infraestrutura que não necessariamente deixa de lado as que já existem. Ele reutiliza tudo o que vinha sendo usado nas outras gerações [4G, 3G, 2G], e acrescentar novas”, afirma Ariana Serrano, professora da Poli-USP.
Uma de suas principais novidades é a velocidade: enquanto a média do 4G no país é de 19,8 Mbps, o 5G pode chegar a até 100 vezes mais do que isso (10 gigabits por segundo). ...
Para além de impactar o mundo do entretenimento proporcionando uma experiência mais veloz de streaming e jogos online, o 5G promete também ter um papel significativo para veículos autônomos e para a telemedicina. Essas tecnologias estão aguardando a chegada da quinta geração de internet móvel para poder evoluir de vez.
O 5G é a rede móvel, voltada à conexão do que está em movimento. Em primeiro lugar, a velocidade da internet móvel pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G. Como as ondas de 5G têm menos alcance, será preciso a construção de mais antenas para espalhar o sinal.
Um dos impactos “negativos” dessa geração de rede móvel tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com a nova tecnologia. Ou seja, para usufruir de todos os benefícios da internet 5G, será preciso dispor de todos os equipamentos, levando a um gasto que pode apertar o orçamento de muita gente.
Um estudo da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade do país, apontou que Brasil já possui sete capitais habilitadas a receber 5G: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho.
Quando ele chegará ao Brasil? ... No edital do leilão, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022, mas isso também não significa que essas cidades oferecerão a frequência em todos os lugares.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou, na última quarta-feira (22), a lista completa de celulares 5G homologados no Brasil.
...
SamsungGalaxy A32 5G;Galaxy A52s;Galaxy Z Flip 3;Galaxy Z Fold 2 5G;Galaxy Z Fold 3;Galaxy S21 FE;Galaxy S21 5G - Modelo SM-G991B/DS;Galaxy S21 5G – Modelo SM-G996B/DS;
Vantagens e desvantagens da tecnologia 5GExcelente velocidade de rede criptografada, que se situa entre 15 e 20 gigabytes por segundo;Uma latência mais baixa, que vai de uma bifurcação entre quatro e 20 milissegundos da fibra para um milissegundo. ... Maior segurança de rede.
Isso porque o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido do que as conexões 4G e terá a chamada baixa latência (um tempo mínimo de resposta, responsável pelo "delay" que acontece em ligações). A tecnologia nem sempre vai atingir suas velocidades absolutas, mas a melhora deve ser significativa.
Com velocidades de até 100 gigabits por segundo, o 5G foi criado para ser até 100 vezes mais rápido que o 4G. A baixa latência é a diferença chave entre 4G e 5G. ... A latência reduzida significa que você poderá usar sua conexão de dispositivo móvel como substituto do seu modem a cabo e do Wi-Fi.
Uma das principais diferenças entre o 4G e o 5G é a velocidade de transferência de dados, que será bem maior com a rede de quinta geração. Isto significa que poderão ser baixados conteúdos de forma praticamente imediata.
Também merece destaque, o fato de o 5G viabilizar de forma ampla as Cidades Inteligentes. Afinal, essa tecnologia permitirá uma conexão mais estável e rápida, contribuindo para melhorar o sincronismo de sinais, a performance das câmeras de videomonitoramento e o fornecimento de serviços públicos digitais.
A tecnologia 5G oferece vários recursos que afetarão positivamente as experiências digitais e as cidades inteligentes. Além de uma maior velocidade para fazer o upload e o download de dados, ela garante tempos de latência muito curtos e a capacidade de conectar vários dispositivos simultaneamente.
Verifique as informações caixa do seu smartphone.
A maioria dos fabricantes inclui um logotipo que identifica o 5G na caixa, em alguns na frente muito grande para vê-lo a olho nu e em outros casos com um logotipo embutido junto com o código de barras e outros detalhes como o modelo em questão.
O 5G foi implementado de forma comercial nos Estados Unidos pela primeira vez em janeiro de 2020, para um total de 50 cidades que incluem Nova Iorque, Los Angeles, Washington D.C., Chicago, Houston, Phoenix, entre outras.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que Natal, no Rio Grande do Norte, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais, e Franca, em São Paulo, deverão ter internet 5G ainda em 2021. Segundo ele, a tecnologia será instalada nos próximos dias nessas cidades.
A data prevista para a chegada do 5G aos principais centros do país é 31 julho de 2022. Será apenas a primeira etapa do processo de construção de infraestrutura compatível com a quinta geração da internet móvel aqui no país. A cobertura para todo o Brasil deve ser feita até meados de 2029.
Vantagens e desvantagens do 5G
De acordo com os desenvolvedores da tecnologia, os pontos principais são: maior capacidade, estabilidade e velocidade. Além disso, o 5G pode gastar cerca de 90% menos energia do que seu antecessor, o 4G. E o tempo de conexão entre aparelhos é inferior a 5 milissegundos.
Como tratar a pessoa como amigo?
Onde é que ocorre a maior produção de ATP?
Como colocar iniciar no Google Maps?
Como funciona a pressão sanguínea?
Como tirar óleo velho do motor?
Como adicionar uma lista suspensa no Excel?
Como se tornar um administrador do grupo do WhatsApp?
Como limpar a válvula solenoide?
Como se dá a reprodução de fungos?
Tem como lixar os dentes em casa?