A análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas ou observado pelo pesquisador. Na análise do material, busca-se classificá-los em temas ou categorias que auxiliam na compreensão do que está por trás dos discursos.
Sintetizando, o método de análise de conteúdo compreende as seguintes fases: 1) Leitura geral do material coletado (entrevistas e documentos); 2) Codificação para formulação de categorias de análise, utilizando o quadro referencial teórico e as indicações trazidas pela leitura geral; 4) Recorte do material, em unidades ...
A enumeração pode ser feita através da presença (ou ausência), frequência, frequência ponderada, intensidade, direção, ordem e co-ocorrência (análise de contingência). Depois da codificação, deve ser feita a categorização, que seguirá algum dos seguintes critérios: semântico, sintático, léxico ou expressivo.
A análise de conteúdo como conjunto de técnicas se vale da comunicação como ponto de partida. Diferente de outras técnicas como a estocagem ou indexação de informações, crítica literária, é sempre feita a partir da mensagem e tem por finalidade a produção de inferências.
Resumem-se cinco regras que orientam a etapa de criação e classificação de categorias coerentes de análise: 1) devem existir regras claras de inclusão e exclusão nas categorias; 2) as categorias precisam ser mutuamente excludentes; 3) as categorias não podem ser muito amplas, sendo seu conteúdo homogêneo entre si; 4) ...
Os especialistas que focalizam o 'diz o quê' ocupam-se da análise de conteúdo. ... Quando o principal problema diz respeito às pessoas atingidas pelos meios de comunicação, falamos de análise de audiência. Se for o caso do impacto sobre as audiências, o problema será de análise de efeitos." (Lasswell 1978:105) 5.
Segundo Bardin (2011, p. 15), “a análise do conteúdo é um conjunto de instrumentos de cunho metodológico em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a discursos (conteúdos e continentes) extremamente diversificados”.
[BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ediç, 229 p.] Palavras-chave: Análise do conteúdo; Dados qualitativos; Análise de dados.
Nesse sentido, a técnica análise de conteúdo está sendo muito utilizada nesses estudos. Entretanto, muitos autores se apropriam da técnica de análise de conteúdo, de forma errônea, ou seja, não seguem as recomendações e as etapas necessárias para a construção da
Pré-análise: fase de organização Ponto crucial da análise de conteúdo. Processo longo, difícil e desafiante. Construção de indicadores Definidas a priori (quadro teórico) oua posteriori (fishing expeditions, análises exploratórias) Exploração do material: codificação e categorização
Como principal resultado e contribuição, apresenta-se a forma de condução da análise de conteúdo empreendida em uma dissertação de mestrado no campo da área da Administração. Palavras-Chaves: Análise de Conteúdo; Dados Qualitativos; Bardin; Abordagem Qualitativa.
A análise de conteúdo tem a semântica como o seu principal pilar, ou seja, a pesquisa para compreender o verdadeiro sentido de um texto. É um estudo exaustivo que interpreta entrelinhas, figuras de linguagem e reticências. Embora seja uma técnica moderna, que foi apresentada no século XX, a análise de conteúdo tem uma origem antiga.
Qual a diferença entre o Lightroom e Photoshop?
O que retrata o livro A Arte da Guerra?
Quantos ângulos têm um trapézio?
Quais são os gatilhos para enxaqueca?
Qual o limite inicial do cartão Havan?
A organização do currículo por projetos de trabalho?
Qual o sinônimo de recorrente?
Com quantos anos pode fazer cirurgia plastica?
Qual a frequência cardíaca máxima de uma pessoa de 37 anos?
Quanto tempo leva para chocar ovo de faisão?
Qual é o sotaque oficial do Brasil?
O que entende por globalização?
Quanto tempo demora um Pix internacional?