A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou de seu representante legal, no sentido de ser instaurada a ação penal. Ela tem lugar em crimes que são processados por ação penal pública condicionada, isto é, de titularidade do Ministério Público, mas sujeita a essa condição.
A representação é disciplinada no art. 39 do Código de Processo Penal, segundo o qual trata-se de um direito que “poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial”.
A representação é a manifestação de vontade do ofendido ou do seu representante legal no sentido de autorizar o desencadeamento da persecução penal em juízo. Desta feita, deve ser tratada como direito penal material e portanto sujeito aos postulados clássicos da anterioridade e da reserva legal.
Em resumo, a representação criminal é uma condição para que o Ministério Público exerça a ação penal, enquanto a queixa-crime é o exercício direto do direito de ação penal pela vítima.
Representação do ofendido ou de seu representante legal. Trata-se da chamada delatio criminis postulatória, que é o ato mediante o qual o ofendido autoriza formalmente o Estado (através do MP) a prosseguir na persecução penal e a proceder à responsabilização do autor do fato, se for o caso.
17 curiosidades que você vai gostar
Em alguns delitos, pela menor gravidade, a lei concede à vítima a decisão de iniciar ou não uma ação penal do fato delituoso, que é a chamada “representação”.
A representação se trata de uma condição para que o Ministério Público possa exercer o intento da ação penal. Assim, é necessário que haja a manifestação de vontade da vítima no sentido de ver o suposto autor do fato processado criminalmente.
A representação criminal é o meio cabível, para que seja instaurado o devido inquérito policial ou denúncia pelo Ministério Público, nos casos de crimes de ação penal pública condicionada à representação.
São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.
Como ficam as visitas do pai quando se tem uma medida protetiva?
Como configurar o E-mail do Terra no Outlook?
Como fazer o mapeamento de um lugar?
Quanto cobrar em um projeto de usucapião?
Quais as partes do corpo que o jump trabalha?
Qual a diferença entre reinar é governar?
Qual o sintoma de anemia forte?
Quando o funcionário falta no sábado ele perde o domingo?
Quem teve infarto pode viver uma vida normal?
Quais os sintomas de uma infecção urinária grave?
Qual o maior diamante já encontrado no Brasil?
Qual a jornada de trabalho mais utilizada?
Como por musica chat privado discord?
O que é predicativo do sujeito exemplo?
Para que serve proveta ou cilindro graduado?